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Piloto de jato executivo tenta desviar de pista errada em Guarulhos; veja

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A descida de um jato executivo de grande porte no Aeroporto Internacional de São Paulo, localizado em Guarulhos (SP), atraiu o olhar de quem monitorava as câmeras ao vivo focadas no terminal da capital paulista.

O próximo vídeo, divulgado pelo “Golf Oscar Romeo” no YouTube, inicia com a interação entre o piloto e o operador de tráfego aéreo durante o procedimento de aproximação do avião, e prossegue para exibir a ocasião em que o comandante tentou alterar seu pouso para a pista 10R (direita), estando já a meros segundos de aterrisar na pista 10L (esquerda):

Na audição da gravação mencionada, pode-se identificar o avião em questão como o jato executivo de grande porte Bombardier Global 5000, inscrito sob o número de registro dos Estados Unidos, N898GS. Este pertence à Wilmington Trust, uma organização que oferece serviços na área de gestão de patrimônio e serviços institucionais.

Na alvorada do dia anterior, dia 20 de maio, enquanto ainda estavam em interação com a área de aproximação de São Paulo, os aviadores foram alertados pelo controlador de voo para se prepararem para chegar na pista 10R (“runway one zero right”), a resposta do piloto foi precisa, confirmando a direção para a mencionada pista (“ten right”).

Em seguida, o operador de aproximação orientou que fizessem contato com a frequência da Torre Guarulhos, contudo, essa instrução não foi cumprida. Face à aeronave se aproximando sem estabelecer comunicação, o operador da Torre iniciou a primeira tentativa de contato com o N898WS, que, no entanto, não respondeu.

Logo após, o operador de tráfego aéreo forneceu permissão para o jato corporativo aterrissar na pista 10R, mesmo sem estabelecer comunicação (também conhecido como “blind call” ou “in blind”). Depois de um período mais prolongado sem qualquer feedback da tripulação, o operador reiterou a permissão para aterrissagem na pista 10R. Desta vez, houve uma resposta (cuja mensagem não foi clara na gravação) e em seguida o avião foi exibido no monitor fazendo uma curva para desviar do alinhamento da pista 10L para a 10R.

O gestor reiterou então que a aterrissagem deveria ocorrer na faixa 10R, e o aviador confirmou, respondendo “Sim, virando à direita”.

Embora tenham tentado mudar de pista, o Global 5000 estava excessivamente perto do começo da pista, chegando a uma altura superior na área de aterrissagem. Desse modo, os aviadores começaram um procedimento de abortagem de pouso para, em seguida, tentar uma nova abordagem de aterrissagem.

Apesar da abordagem ter sido executada para a pista inadequada em obediência ao comando do controle de tráfego aéreo, sempre é relevante enfatizar que é prematuro atribuir qualquer responsabilidade. É imperativo conduzir uma pesquisa para compreender os motivos que desencadearam a falha e empregar os achados na promoção da segurança aérea, a fim de impedir a reincidência, e não para determinar culpados.