Comissaria

Postado em

- 2 min read

Piloto e controladora se pronunciam após incidente com Boeing 747 em Guarulhos

img of Piloto e controladora se pronunciam após incidente com Boeing 747 em Guarulhos

Um acontecimento notável foi observado no princípio da tarde de domingo, 16 de junho, no Aeroporto Internacional em São Paulo, localizado em Guarulhos, durante a aterrissagem de um imponente avião Boeing 747, apelidado frequentemente de Jumbo Jet.

No vídeo subsequente, que exibe a transmissão em tempo real da estação “SBGR Live” no YouTube, rebobine até o registro de 12:26 (fique atento ao temporizador no canto superior direito) enquanto ainda puder acessar no histórico da transmissão ao vivo, e observe a ocasião em que o Jumbo de carga completa o pouso na pista 10R de Guarulhos:

Conforme observado nas imagens anteriores, a aeronave em questão aterrissou no aeroporto de São Paulo pelo voo 5Y-61, operado pela Atlas Air. Estamos falando do avião identificado pelo registro N408MC, um Boeing 747-400F.

Ao pousar e baixar a velocidade, o avião liberou uma quantidade considerável de fumaça enquanto deslizava na pista. Em seguida, a operadora de controle de tráfego aéreo da Torre Guarulhos solicitou aos comandantes do Jumbo que confirmassem a condição do trem de pouso, pois observou a presença de fumaça em uma das rodas. O piloto afirmou que faria uma verificação.

Momentos após, com o Boeing 747 já estacionado na pista de taxiamento, o aviador questionou se a operadora ainda avistava qualquer sinal de fumaça. Ela confirmou que não, que isso foi um episódio apenas durante a aterrissagem, mas que já não percebia mais nenhum vestígio de fumaça.

Finalmente, o aviador comunicou que a aeronave não emitia nenhum sinal irregular. Portanto, rapidamente recebeu permissão para prosseguir com o deslocamento até o hangar.

Por precaução, os aterrissagens dos aviões subsequentes foram redirecionadas para a pista 10L, a fim de realizar uma verificação na 10R. Aproximadamente 25 minutos após o desembarque do Boeing 747, as aterrissagens retomaram na pista 10R.

Embora o avião N408MC não tenha apresentado quaisquer sinais de problemas aos pilotos, ele continuou estacionado em Guarulhos até o momento em que esta reportagem foi redigida, cerca de 4 horas depois de ter aterrissado. Isso pode sugerir a possibilidade de necessitar algum tipo de manutenção, visto que os voos de carga da Atlas usualmente ficam no solo por, no máximo, 2 horas.

Obtenha informações diretamente em seu telefone móvel, basta clicar para entrar no canal AEROIN via Telegram. Explore também nossa página no Instagram e nosso canal no WhatsApp.