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Piloto israelense aterrissa em crise com cabine avariada e sangrenta

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As fotos exibidas do dossel rachado e manchado de sangue de uma aeronave de instrução Aermacchi M-346 do 102º Squad da Força Aérea Israelense ilustram os riscos que um bando de cegonhas pode trazer para aviões. Conforme as escassas informações disponíveis, o avião teria realizado um aterrisagem de emergência.

O episódio, ocorrido devido ao impacto entre a aeronave e um grupo de pássaros, realça um problema em ascensão no ramo da aviação: as colisões aviárias, também conhecidas como bird strikes.

As aves de grandes proporções e a capacidade de viajar longas distâncias, conhecidas como cegonhas, podem se tornar um risco significativo para os aviões. Um impacto com uma cegonha – que pode ter um peso de até 4,4 kg e uma envergadura de 2 a 2,3 metros – pode potencialmente gerar danos substanciais em um avião, em particular se a colisão acontecer durante o processo de decolagem ou aterrizagem, quando o avião está em velocidades mais reduzidas e altitudes mais baixas.

Os impactos com aves são uma questão muito conhecida no setor de aviação, com inúmeros eventos ocorrendo anualmente em todas as nações do globo, Brasil incluído.

Os administradores de aeroportos e o segmento aéreo como um todo estão realizando esforços consideráveis para diminuir os riscos ligados aos impactos com aves. Métodos de gerenciamento da fauna são comumente adotados em aeroportos para desestimular pássaros a fazerem ninhos ou a se alimentarem em regiões próximas às faixas de decolagem e aterrissagem.

Ademais, os aviões são concebidos e passam por provas severas para assegurar que podem resistir a impactos com pássaros.