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Pilotos de Boeing 737 com voo abaixo do padrão, situação gravemente criticada

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A Australian Transport Safety Bureau (ATSB) deu início a um inquérito sobre o voo ID-6015 da transportadora aérea indonésia, Batik Air, operado por um Boeing 737-800, que navegou abaixo da altitude mínima estipulada. O avião, com identificação PK-LDK, estava fazendo a rota de Denpasar, na Indonésia, até Canberra quando o episódio aconteceu em 14 de junho, aproximadamente 19km ao sul do terminal aéreo de destino.

Ao se aproximar para pousar em Canberra utilizando o procedimento de aterragem por instrumentos (ILS), a aeronave ficou em posição de espera na localização designada MOMBI (um ponto de referência geográfico padrão para a navegação no local). Contudo, avaliações constataram que, nesse intervalo de tempo, o avião estava funcionando a uma altitude inferior ao mínimo estabelecido para o estado de espera.

Segundo informações do ATSB, o incidente está em fase de recolhimento de provas e recebeu denominação de grave, uma vez que a localização era de risco e o comportamento do voo poderia resultar em colisões graves com outros aviões.

Estima-se que o relatório conclusivo seja divulgado até o encerramento do ano atual, conforme informado pelo The Aviation Herald.

Segundo dados disponibilizados pela Cirium, o avião em questão, com número de série (msn) 39875, foi inicialmente entregue à filial da Batik Air na Malásia em 2015 e, em uma etapa posterior, foi movido para a Indonésia no ano de 2020. Com dois motores turbofan CFM56-7B24E instalados, a aeronave está organizada para receber 162 passageiros.

No momento, a Batik Air possui 19 aviões 737-800, ao lado de 42 aeronaves A320 da Airbus, além de um único A330-300.