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Pioneira em aviação a hidrogênio, Universal Hydrogen falha após gastar US$ 100M

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A Universal Hydrogen, uma empresa emergente focada em aviões movidos a hidrogênio, interrompeu suas atividades após esgotar os 100 milhões de dólares que conseguiu arrecadar. A organização contou com o apoio de grandes entidades como GE Aviation, Airbus Ventures, Toyota Ventures, JetBlue Ventures e American Airlines, além de vários dos principais produtores globais de hidrogênio verde e investidores financeiros proeminentes, no entanto, não conseguiu angariar mais fundos e acabou indo à falência.

Em março de 2023, a companhia ganhou destaque ao efetuar um voo com um De Havilland Dash 8-300 modificado, equipado com um sistema de propulsão elétrica movido a hidrogênio, instalado na asa direita do avião. O equipamento apresentava um motor megawatt desenvolvido pela MagniX. O motor no lado esquerdo do avião foi mantido intacto, funcionando como uma reserva.

A interrupção das atividades foi indicada em um comunicado enviado aos acionistas em 27 de julho por Mark Cousin, líder e CEO da nova empresa. Segundo o jornal The Seattle Times, o comunicado de Cousin mencionou que a companhia não conseguiu “assegurar fundos suficientes em capital próprio ou empréstimo para manter as operações e, da mesma forma, não conseguiu assegurar uma proposta de transação acionária efetiva para a venda da empresa ou uma alternativa de saída estratégica semelhante.”

A Universal Hydrogen, apesar do resultado final, logrou comprovar a sua importância ao oferecer soluções energéticas sustentáveis para a indústria da aviação. Em março de 2023, a empresa realizou seu teste inaugural de voo com o maior avião impulsionado por célula de hidrogênio do planeta, contando com a presença de delegados das empresas Connect Airlines e Amelia. Estas empresas seriam os primeiros clientes norte-americanos e europeus, respectivamente, dos aviões propulsionados a hidrogênio.

O negócio tinha um livro de pedidos em constante expansão, acumulando 247 transformações de aeronaves de 16 consumidores globais, ultrapassando 1 bilhão de dólares em transformações e mais de 2 bilhões em serviços de abastecimento de combustível durante a primeira década de atividades.

Jon Gordon, responsável pelo setor comercial e um dos criadores da Universal Hydrogen, declarou em seu perfil no LinkedIn: “Infelizmente, não tivemos sucesso na obtenção de mais financiamento para progredir com a UH2, mesmo com todos os nossos esforços. Possivelmente fomos precipitados. Ou talvez não tenhamos sido eficazes em convencer o mundo de que o hidrogênio, além dos combustíveis aéreos sustentáveis, é essencial para o futuro da aviação. Só o tempo poderá confirmar isso.”