Comissaria

Postado em

- 1 min read

Pneus de Boeing 747 estouram na decolagem forçando retorno imediato

img of Pneus de Boeing 747 estouram na decolagem forçando retorno imediato

Em sequência ao seu lançamento, um Jumbo foi forçado a regressar ao aeroporto de onde partiu devido a uma ruptura nos seus pneus durante o descolamento. Este incidente ocorreu com um Boeing 747-400F da Atlas Air, com o número de cadastro N429MC, que estava em viagem de Seul, na Coreia do Sul, com destino a Anchorage, localizada no estado norte-americano do Alasca.

Durante o processo de levantamento voo, pelo menos dois pneus do conjunto de aterrissagem principal explodiram e se desfizeram, enquanto outros dois sofreram danos significativos.

Por conta disso, os condutores precisaram pilotar o Jumbo de volta a Seul, efetuando várias circunvoluções para a queima de combustível antes do aterrissagem, que transcorreu de forma segura. Contudo, a aeronave teve de ser puxada por um veículo para se afastar da pista de aterrissagem, pois não conseguia se locomover e estava rastelando as rodas desprovidas de pneus pelo pavimento.

O modelo 747-400 possui 18 rodas em total, distribuídas entre duas localizadas no trem de aterrissagem frontal e as restantes 16 no trem de aterrissagem principal, responsáveis por equilibrar seu peso de decolagem, que pode atingir até 412 toneladas, no modelo 400ERF.