Comissaria

Postado em

- 2 min read

Ponto de suporte aéreo estabelecido em Porto Alegre: Acompanhe online

img of Ponto de suporte aéreo estabelecido em Porto Alegre: Acompanhe online

Um local improvisado para helicópteros em Porto Alegre foi estabelecido para fornecer assistência às pessoas atingidas pelas inundações no Rio Grande do Sul.

As atividades na manhã deste sábado, dia 4 de maio, estão focadas na localidade de Eldorado do Sul. Devido ao fechamento do Aeroporto Internacional de Porto Alegre, uma base emergencial foi estabelecida na cidade, e a Base Aérea de Canoas (BACO), da FAB, também está em uso.

Soldados envolvidos na missão informaram ao AEROIN que as instalações de saúde estão com escassez de oxigênio e que os aviões igualmente colaboram no deslocamento emergencial dos hospitais.

No canal de monitoramento do tráfego aéreo, é comunicado que a única estação de reabastecimento acessível é a BACO, uma situação que tem dificultado as ações na principal cidade do Rio Grande do Sul. A presença de um aglomerado de nuvens perto do campo de aviação também tem perturbado as viagens aéreas na região.

Atualmente, temos confirmações, com base em evidências visual, de radar e comunicação por rádio, dos seguintes helicópteros de forças de segurança externas ao Rio Grande do Sul, bem como de forças federais que estão na área:

Aeronáutica do Brasil:

Força Naval Brasileira:

Forças Armadas do Brasil:

Força Federal de Trânsito Rodoviário:

Força Policial do estado de São Paulo:

Força de segurança de Santa Catarina:

Força Militar do Estado do Paraná:

Brigada de incêndio de Minas Gerais:

Equipe de resgate do Rio de Janeiro:

Força Aérea do Uruguai:

A comunicação entre os pilotos e controladores pode ser escutada na transmissão ao vivo a seguir:

É possível monitorar o tráfego de aeronaves através do radar na janela abaixo, utilizando a plataforma RadarBox: