Comissaria

Postado em

- 2 min read

Porta-aviões dos EUA treina com Marinha no litoral brasileiro

img of Porta-aviões dos EUA treina com Marinha no litoral brasileiro

A Marinha Brasileira conduzirá a Operação Southern Seas 2024, de 13 a 24 de maio, que incluirá a presença oficial de quatro embarcações dos Estados Unidos em visita ao Rio de Janeiro, entre as quais se encontra o Porta-Aviões USS George Washington (CVN-73).

O grupo de trabalho será efetuado na região oceânica entre os estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro, durante o trânsito da Unidade Operacional Norte-Americana pelo Brasil.

A Southern Seas 2024 tem como objetivo conduzir manobras navais e aéreas ao lado da Marinha Americana (US Navy) e do Serviço de Guarda Costeira dos EUA (USCG), com o intuito de melhorar a capacidade de trabalho conjunto das forças participantes. Da mesma forma, busca estimular a colaboração e fortalecer os vínculos de amizade entre a MB, a USN e a USCG, contribuindo para a participação da Marinha do Brasil na área da Diplomacia Naval.

O líder do Primeiro Esquadrão de Escolta será designado como o Dirigente do Grupo de Trabalho, encarregado de organizar e implementar os deveres vinculados à Operação, cuja preparação começou em 2023. Essa tarefa também servirá para celebrar o bicentenário das relações diplomáticas entre o Brasil e os Estados Unidos.

A Força Naval Brasileira aplicará, na ação, as Fragatas Independência (F-44) e União (F-45), juntamente com os seguintes aviões:

A presença dos EUA será marcada pelo envolvimento do porta-aviões nuclear USS George Washington, do destróier USS Porter (DDG-78) da classificação Arleigh Burke, do Navio de suporte logístico USNS John Lenthall (T-AO-189) e o Navio da Proteção de Costa, USCGC James (WMSL 754), em conjunto com várias aeronaves.

O AEROIN vai monitorar atentamente essa operação.