Comissaria

Postado em

- 2 min read

Porta-helicópteros naval auxiliará no RS

img of Porta-helicópteros naval auxiliará no RS

A Força Naval Brasileira (FNB) planeja enviar o Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico, sua maior embarcação, para Rio Grande em Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (08). Essa ação intensifica os esforços de assistência à comunidades devastadas pelas inundações e tempestades severas que tem atingido a região.

Semelhante a uma estratégia militar, a MB está engajando quatro navios, 20 barcos, 12 aeronaves e um grande número de militares. Isso lembra a reação que ocorreu em fevereiro do ano anterior, em resposta às intensas tempestades que atingiram a costa norte de SP, particularmente em São Sebastião. O esforço empreendido pela Marinha em SP recebeu o nome de Operação “Refúgio Marítimo”.

O A140 Atlântico, uma embarcação britânica para transportar helicópteros (anteriormente chamado de HMS Ocean), com a capacidade de carregar até 18 aeronaves, vai conduzir duas unidades móveis para purificação de água, que podem gerar um total de 20 mil litros de água potável a cada hora. Isso ajudará a atender a necessidade parcial de cidades enfrentando escassez de água devido ao colapso das barragens.

Recursos Marítimos:

A Marinha está em movimento, não apenas com o A140, mas também com o Navio de Apoio Oceânico “Mearim” e o Navio-Patrulha Oceânico “Amazonas”, o qual dispõe de três veículos marítimos adicionais. Estes estão programados para rumar ao Rio Grande do Sul na terça-feira (7). Também foi incluída a Fragata “Defensora”, que deve partir na quarta-feira (8), carregando doações e suplementos.

Para auxiliar na recuperação das pessoas presas e na entrega de mantimentos através das rotas inundadas, o Atlântico disponibilizará oito barcos de tamanho médio e pequeno. Essas unidades, combinadas com as oito lanchas já em serviço no estado a partir do dia 30 de abril, aumentarão a frota de embarcações aquáticas proporcionadas pela MB.

Aeronautical Resources:

As equipes de salvamento aéreo da Marinha, que já resgataram mais de 150 indivíduos desde o começo da missão, serão fortalecidas com a adição de 8 helicópteros, provenientes da chegada das embarcações. Estes se juntarão aos 4 já atuantes na região, somando um total de 12 aeronaves da Marinha.

Por meio da Agência de Informação Naval