Comissaria

Postado em

- 2 min read

Portugal adquirirá aeronaves A-29 Super Tucano da Embraer em breve

img of Portugal adquirirá aeronaves A-29 Super Tucano da Embraer em breve

A Embraer está prestes a realizar sua primeira transação do Super Tucano no formato OTAN, sendo a Força Aérea Portuguesa (FAP) a compradora do design de ataque leve terrestre.

A Embraer introduziu o A-29N há alguns anos, uma aeronave que está “Pronta para a NATO”, o que significa que emprega os mesmos sistemas de comunicação e dados que o padrão da Aliança do Atlântico Norte, da mesma forma que o transportador de carga KC-390.

Portanto, não há a necessidade de modificar o avião, considerado líder na classificação de ataques leves, para funcionar dentro da OTAN, uma organização multinacional que sempre valoriza a padronização.

Dentro deste cenário, o Ministro da Defesa de Portugal, Nuno Melo, indicou recentemente que o país optou por uma aeronave. “Relativamente às indústrias de defesa, identificamos um outro tema que consideramos prioritário. Atualmente, estamos nos estágios finais de realização de uma aeronave que se assemelha ao KC-390, que tem sido altamente eficaz, admitamos, porém é uma aeronave Embraer de ataque terrestre contendo tecnologia portuguesa. Este é um projeto que será iniciado e legalmente sancionado. Da fase de planejamento, em breve avançaremos para a implementação política e legislativa, refiro-me ao Super Tucano e a uma fábrica de munições”.

O papel desta aeronave na FAP é ocupar o espaço vazio deixado pelos jatos AlphaJet de treinamento avançado, os quais deixaram de fazer parte do serviço português, além de prover suporte ao Exército durante conflitos terrestres, sobretudo na operação da ONU na República Centro-Africana.