Comissaria

Postado em

- 2 min read

Pouso de Boeing 757 causa acidente por manutenção inadequada dos freios

img of Pouso de Boeing 757 causa acidente por manutenção inadequada dos freios

Um incidente sério envolvendo um Boeing 757 da Fly Jamaica levou à perda de controle da aeronave, obrigando-a a realizar uma parada de emergência no Aeroporto Cheddi Jagan localizado na cidade de Georgetown, capital da Guiana. Infelizmente, um dos passageiros mais velhos veio a falecer cinco dias após o evento, que ocorreu no dia 9 de novembro de 2018.

De acordo com um documento sobre o incidente, que foi publicado há algum tempo, o avião que transportava 120 passageiros e oito membros da tripulação para Toronto, experimentou um defeito grave em seus sistemas hidráulicos após a decolagem. Isso levou a equipe a voltar ao aeroporto de onde haviam partido, comunicando uma questão hidráulica.

O aviador informou ao centro de gerenciamento aéreo que o mecanismo hidráulico lateral esquerdo tinha uma quantidade insuficiente de fluído. No momento do aterrissagem, a pressão do equipamento hidráulico do lado direito reduziu a zero, fato que passou despercebido pelos integrantes da aeronave. Isso ocasionou uma condição onde somente o freio do acumulador se encontrava operante.

A ineficácia dos freios resultou em a aeronave exceder os limites da pista, gerando prejuízos significativos. O Boeing 757 acabou deixando a pista e vai parar a uma curta distância de um precipício íngreme.

A pesquisa concluiu que deficiências na manutenção causaram a diminuição da pressão nos sistemas hidráulicos, levando a essa horrenda sequência de acontecimentos que terminou no incidente. Os seis voos anteriores ao desastre já apresentavam no gravador de informações de voo sinais de problemas nos sistemas hidráulicos.

Este episódio sério enfatizou a importância de realizar manutenções habituais e precisas para assegurar a segurança dos voos e evitar a incidência de desastres. Adicionalmente, sublinha a relevância da formação da equipe de bordo para gerir situações de emergência imprevistas e garantir o conforto dos viajantes.