Comissaria

Postado em

- 2 min read

Primeiro pouso do Boeing 787 na base aérea de Canoas

img of Primeiro pouso do Boeing 787 na base aérea de Canoas

Um avião Boeing 787 Dreamliner aterrissou numa instalação militar brasileira pela primeira vez, local que se transformou no aeroporto de grande porte de Porto Alegre.

A BACO (Base Aérea de Canoas) está assumindo temporariamente as funções do Aeroporto de Porto Alegre, pois o último está submerso pela enchente. Adicionalmente, para apoiar os cidadãos do Rio Grande do Sul, um avião 787-8 foi encaminhado da Argentina para a BACO nesta tarde.

O avião com a inscrição P4-787 possui um interior totalmente luxuoso e é administrado pela Comlux Aruba, com a propriedade pertencendo ao empresário argentino Enrique Piñeyro. Este é famoso por empregar seu Dreamliner em diversas ações humanitárias, abrangendo desde protestos contra o regime iraniano até apoio ao povo de Serra Leoa, e recentemente, em auxílio aos afetados no sul do Brasil. Devido a estes propósitos, a aeronave exibe o símbolo Solidaire em sua fuselagem.

O volume de auxílio humanitário não foi divulgado, contudo, a aeronave partiu do Aeroporto de Ezeiza às 14h54 e aterrissou em Canoas às 16h08, retomando seu caminho para a capital argentina 4 horas mais tarde.

Mesmo que o Dreamliner seja um avião de grandes dimensões, a sua variante 787-8 não ultrapassa o Airbus A330-200 em termos de tamanho e carga. Este último, gerido frequentemente pela Força Aérea Brasileira na Base Aérea de Campo Grande, detém até o atual momento o recorde de maior avião aterrisado naquela localidade para missões de auxílio humanitário.