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Primeiro voo comercial internacional do C919 chinês ocorrerá em breve

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O primeiro voo comercial internacional do C919, produzido pela empresa chinesa Comac, está prestes a decolar. Este marco ocorre um ano depois que a aeronave começou a operar com seu cliente inaugural, a China Eastern Airlines.

A empresa de aviação utilizará o jato narrowbody para um fretamento comercial de Hong Kong para Xangai no primeiro dia de junho. De acordo com informações da China Eastern, a viagem transportará estudantes universitários de Hong Kong para um programa de intercâmbio em Xangai.

Este marco é atingido à medida que o projeto do modelo C919 obtém reconhecimento global gradualmente. Em fevereiro deste ano, a aeronave estreou num espetáculo aéreo internacional, especificamente na bienal em Singapura. Após o evento, o avião realizou uma excursão pelo Sudeste Asiático.

O progresso é evidenciado à medida que a China Eastern adquire seu sexto C919 (registro B-919G), o qual lidera a encomenda de 100 unidades do mesmo modelo realizada em setembro de 2023. De acordo com a empresa de aviação, a obtenção “demonstra um rápido impulso na exploração comercial em larga escala e em grande frota do C919 de fabricação nacional”.

A China Eastern espera adquirir mais quatro aeronaves C919 dentro deste ano, incrementando sua frota para um total de 10 unidades até o término do ano. Presentemente, a empresa de aviação emprega o C919 em suas principais rotas internas, que englobam trajetos de Xangai para Chengdu, Xangai para Pequim e Xangai para Xian.

Segundo a China Eastern, no primeiro ano de operações, foram realizados mais de 2100 voos com o C919, mantendo uma taxa de ocupação média de 80%. A companhia aérea afirmou que, no futuro, o C919 será primordialmente posicionado em centros estratégicos e mercados-chave de negócios e turismo, ampliando constantemente seu impacto no mercado e construindo um nome respeitado entre os consumidores.

Essa nova adição é acompanhada por outros integrantes do “Big Three” chinês - a Air China e a China Southern Airlines, que ordenaram 100 C919s cada, ajudando a expandir o backlog da Comac. Empresas aéreas chinesas adicionais, tais como a Tibet Airlines e as empresas subordinadas à Hainan Airlines, a Suparna Airlines e a Urumqi Air, também fizeram encomendas para o modelo.

De acordo com as informações da Cirium fleets, a Comac tem aproximadamente 1000 encomendas confirmadas para o C919, além de outras 700 aeronaves incluídas em contratos mais especulativos.