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Primeiros vôos de C919 e ARJ-21 chineses com combustível verde realizados

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A Commercial Aircraft Corporation of China (COMAC), uma corporação aeroespacial, realizou voos de exibição na última quarta-feira utilizando Combustível de Aviação Sustentável (SAF) em Shanghai e Dongying, operando os aviões regionais ARJ21 e o C919 para passageiros, respectivamente. De acordo com a COMAC, os voos evidenciaram o alto desempenho em voo dos aviões comerciais provenientes da China.

O SAF representa uma opção alternativa ao combustível de aviação convencional. É fabricado a partir de recursos renováveis e tem o potencial de diminuir as emissões de carbono em até 80% durante o ciclo de vida do combustível, se comparado ao combustível de avião regular. O uso do SAF é uma estratégia significativa que a indústria global de aviação civil está adotando para combater o aquecimento global e diminuir as emissões de carbono.

Diversas empresas de aviação da China já promoveram voos experimentais comerciais empregando SAF fabricado no país, com aproximadamente dez organizações e entidades nacionais dedicadas à investigação, criação e manufatura de SAF.

De acordo com a COMAC, o SAF utilizado nas demonstrações de voo é derivado do óleo de alimentação dispensado. Esse óleo é reutilizado e tratado na primeira fábrica chinesa de biocombustível para aviação, estabelecida pela Sinopec, antes de ser convertido em biocombustível para jatos.

A COMAC informou que seu SAF produzido foi legitimado com o selo de aeronavegabilidade pela Administração Civil de Aviação da China em fevereiro do ano corrente.