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Problemas de TI interrompem emissão de bilhetes na Sky Airline

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Os clientes da Sky Airline têm enfrentado verdadeiros desafios nos últimos 10 dias, devido a várias falhas no site. A empresa aérea chilena de baixo custo mantém operações para cidades como Belo Horizonte, Brasília, São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro, Florianópolis e Porto Alegre (atualmente suspensa).

A partir de 7 de junho, houve uma alteração no método de check-in e de reservas da companhia, que infelizmente não teve o resultado esperado. Diversos clientes têm sido capazes de estimar valores, realizar o pagamento utilizando Pix ou Cartão de Crédito, porém no término do procedimento não obtêm o identificador do bilhete aéreo.

A pessoa que efetuou a compra do bilhete previamente não tem a capacidade de incorporar malas, selecionar o lugar ou proceder ao check-in através da internet. Como se trata de uma companhia de custos reduzidos, a execução desses serviços no aeroporto, antes da partida, tem um custo superior ao que seria se realizado no website.

No Aeroporto de Salvador, na semana anterior, ocorreu um incidente que gerou desordem: viajantes trouxeram comprovantes de que não conseguiram adquirir as bagagens por meio digital, contudo, um supervisor da SKY no local se recusou a aplicar o valor da tarifa online, cobrando o preço integral daqueles que precisavam despachar suas malas.

Um debate intenso ocorreu entre as pessoas a bordo e os empregados da aeronave e, ao concluir, o porta-voz da linha aérea declarou que “ou arcam com o custo padrão, ou não decolam”, conforme mencionado por um dos viajantes ao AEROIN.

Quando se acessa o portal da empresa de voos, um aviso é apresentado no alto do site: “Em razão de renovações no sistema, certas funcionalidades de nosso site, SKY App e Contact Center podem estar oscilantes”. Entretanto, não se oferecem informações adicionais.

No Twitter, as queixas são abundantes, provindas tanto de viajantes brasileiros quanto de chilenos e argentinos:

Essas questões com o recém-implementado sistema de reservas têm levado ao caos nos aeroportos do Chile, pois numerosos viajantes estão enfrentando dificuldades para fazer o check-in com antecedência, o que acaba sobrecarregando a carga de trabalho dos profissionais de terra.

Algumas partidas de avião estão sofrendo retardamentos entre 3 e 4 horas devido a essas dificuldades, originando outras questões e queixas dos viajantes.

Em uma tela de transação visualizada por um viajante, fica evidenciado que o website é apenas protótipo, sem a opção de escolher instituição financeira ou emissor do cartão.

No site ReclameAqui, o mais expressivo em proteção ao consumidor no Brasil, foram registradas pelo menos 50 queixas na última semana relativas a dificuldades com os sistemas da companhia.

Há relatos de indivíduos que desembolsaram R$8 mil via Pix para adquirir bilhetes aéreos, porém, não tiveram suas passagens emitidas. Além disso, alguns mencionam a impossibilidade de alterar sua viagem de Porto Alegre para Florianópolis, pois a metrópole sulista ainda não retomou seus voos internacionais, devido aos recentes episódios de inundação.

Tentamos comunicar com a SKY Airline para obter esclarecimentos sobre as causas dos problemas e a possível previsão para sua solução. Quando a empresa responder, essa matéria será prontamente atualizada.