Comissaria

Postado em

- 4 min read

Programa impulsiona avanço para equipamentos de solo aprimorados na aviação

img of Programa impulsiona avanço para equipamentos de solo aprimorados na aviação

A Associação Global de Aviação (IATA) divulgou que implementou um projeto que fortalece a meta do setor de ampliar a aplicação de equipamentos aperfeiçoados para serviços de suporte em terra (Enhanced GSE, ou GSE Melhorado).

Revelado na Conferência de Assistência em Terra da IATA (IGHC - International Air Transport Association’s Ground Handling Conference), o Programa de Distinção de GSE Avançado da IATA (IATA Advanced GSE Distinction Program) tem o objetivo de acelerar o uso de tecnologias de GSE Avançado nas atividades cotidianas, reconhecendo os operadores de serviços de apoio em terra que estão à frente dessa atualização em seus conjuntos de veículos.

Os pioneiros em conseguir essa distinção em múltiplas localidades são a HACTL, com base em Hong Kong, e a Menzies Aviation, originária da Escócia.

O projeto é a ação mais recente com o objetivo de suavizar a mudança da aviação para o GSE Aperfeiçoado. Segue-se a divulgação, no final de 2022, do Relatório de Danos Terrestres da IATA: A Argumentação para Equipamento de Suporte Terrestre Avançado (IATA Ground Damage Report: The Argument for Advanced Ground Support Equipment), que revelou vantagens em termos de segurança e sustentabilidade que poderiam ser alcançadas com essa mudança.

O GSE Aperfeiçoado emprega tecnologia anti-impacto e de progressão lenta, o que aprimora a gestão do veículo e amplia a exatidão de conexão com o avião. Adicionalmente, a maior parte dos GSE Aperfeiçoados é impulsionada eletricamente, oferecendo benefícios de sustentabilidade quando comparados à maior parte dos GSE não-Aperfeiçoados.

”A Iniciativa de Valorização de GSE Melhorado é mais um alicerce nos esforços da IATA para atenuar danos em solo, através da mudança para frotas de GSE Melhorado. A transformação tem sido progressiva, a despeito das vantagens amplamente comprovadas em relação à segurança, diminuição de custos e sustentabilidade. Ao valorizar essas empresas que estão à frente na inovação, nosso objetivo é impulsionar esse importante avanço setorial”, afirmou Monika Mejstrikova, responsável pela Direção de Operações Terrestres da IATA.

O Plano de Ação da Universidade de Cambridge em resposta à Emergência Climática prevê decisões corporativas enquadradas em estratégias para a redução de emissões de carbono. Além disso, ele considera o financiamento de pesquisas em tecnologias de energia limpa e requer que nos comprometamos a implementar práticas sustentáveis em todos os níveis das operações da universidade. O objetivo é trazer a universidade para uma posição de liderança no combate à crise climática global.

Participantes que são Fornecedores de Serviços de Apoio Terrestre (GHSPs) no programa terão a chance de ter seus conjuntos de veículos avaliados. Aqueles que atingirem uma taxa de GSE aprimorado em relação ao GSE não aprimorado que ultrapassa um limite estabelecido previamente ganharão um selo de distinção válido pelo período de dois anos.

A participação no programa será sem custos e por escolha própria, em linha com a dedicação da IATA para promover melhorias de segurança em toda a indústria sem sobrecarregar financeiramente os GHSPs.

A IATA projeta que o prejuízo anual causado por incidentes durante as operações de apoio terrestre pode ascender a US$ 10 bilhões até 2035, caso não sejam adotadas medidas de prevenção. Todavia, se 75% de toda a frota mundial de esteiras transportadoras, cargueiros, escadas para passageiros e pontes de embarque adotassem o GSE Aprimorado, haveria uma redução de 42% no custo projetado atual de danos terrestres.

O Guia de Operações Aeroportuárias (AHM - Airport Handling Manual) da IATA já recomenda o projeto e a aplicação de GSE Aprimorado como uma prática ótima. O esquema funcionará como um acréscimo à Verificação de Segurança da IATA para Atividades Terrestres (ISAGO – IATA Safety Audit for Ground Operations), que contemplará a incorporação do GSE Aprimorado nas tarefas a partir de 2025.

O projeto será implementado em diversos estágios, com a ênfase inicial na avaliação dos três tipos de equipamentos de suporte terrestre (GSE) frequentemente associados a incidentes de danos em solo: correias transportadoras, carregadores de ULD e escadas para passageiros. Gradualmente, ele será ampliado para abranger equipamentos GSE de elevação e acoplamento que se ligam aos aviões.

Dados fornecidos pela IATA