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Projeto C939: Iniciativa chinesa desafia oeste com avião rival do Boeing 777

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A COMAC, produtora chinesa de aviões do governo, está avançando em planos iniciais para uma nova aeronave widebody chamada C939, como mencionado em uma matéria do South China Morning Post, que se refere a uma fonte familiarizada com o tema.

A companhia, que está ampliando suas unidades produtivas para os aviões C919 de corpo fino, delineou planos iniciais para o novo avião. Contudo, espera-se que vá demorar bastante tempo para que essas primeiras ideias se transformem em um protótipo passível de testes. A notícia não deu pormenores específicos sobre a aeronave sugerida.

Segundo a Reuters, o novo avião deve expandir os negócios da COMAC, em harmonia com os objetivos de Pequim de adquirir uma parte significativa do mercado dominado atualmente pela Airbus e Boeing.

Até agora, o C919 acumulou mais de 1.000 ordens, contudo, são predominantemente de empresas aéreas chinesas e empresas de arrendamento de aviões, incluindo a China Eastern Airlines, a primeira a utilizar a aeronave.

A COMAC está atualmente trabalhando no desenvolvimento de uma nova aeronave de fuselagem larga, o C929, que terá a capacidade de operar rotas internacionais com distâncias de até 12.000 km. De acordo com relatos de uma fonte adicional mencionada na notícia, supõe-se que esse modelo possa corresponder, em certos aspectos, a aeronaves convencionais de alto perfil, como o 787 Dreamliner da Boeing. A mesma fonte também afirmou que o desenvolvimento está “em progresso constante”.

A China anunciou seu objetivo de buscar um maior reconhecimento global para o C919 este ano. Em 2020, The Paper, uma plataforma de notícias patrocinada pelo estado, afirmou que o país tem expectativas de atingir uma produção anual de 150 unidades do C919 nos cinco anos seguintes.