Comissaria

Postado em

- 2 min read

Projeto de Hércules aquático pode permanecer apenas como idealização

img of Projeto de Hércules aquático pode permanecer apenas como idealização

As intenções do Pentágono de alterar os aviões táticos de movimentação Lockheed Martin MC-130J para operações sobre a água foram descartadas. O Comando de Operações Especiais dos EUA (SOCOM), que faz uso da variante do C-130 amplamente reconhecido como Commando II, estava avaliando a possibilidade de criar um conjunto de adaptação para os aviões já em uso.

O projeto, referido como Capacidade Anfíbia MC-130J (MAC), estava sob avaliação do SOCOM em conjunto com a Sierra Nevada. Embora a empreitada investigativa tenha sido caracterizada como exitosa, o diretor de aquisições de aeronaves de asa rígida do SOCOM agora declara que o comando está “suspendendo quaisquer planos concretos para operacionalizar” o conceito MAC.

No evento SOF Week Conference de 2024, ocorrido em Tampa, Flórida, no dia 8 de maio, o Coronel Justin Bronder da Força Aérea Americana apontou a problemática dos custos e a competição de prioridades de compra como os fundamentos do veredito, ao contrário de obstáculos técnicos.

”O MAC é uma habilidade que poderia ser posta em prática”, declara ele, fazendo alusão aos desfechos técnicos do exame de factibilidade da Sierra Nevada. Bronder expõe que a pesquisa explorava a possibilidade concreta do kit para o arcabouço do MC-130J e o que se exigiria para concretizar um projeto de alteração.

Os peritos da Sierra Nevada conduziram experimentos hidrostáticos e aerodinâmicos em projetos de design de flutuador. Essas atividades foram executadas exclusivamente através de simulação e modelagem digital, conforme indicado por Bronder.

Bronder, entretanto, destacou que o projeto MAC não foi visto como uma urgência para o SOCOM, em face da atual “visão orçamentária” e de outras prioridades de atualização tecnológica, como a criação de um veículo aéreo “não dependente de pista”. Essa seria uma aeronave capaz de funcionar sem a necessidade de infraestruturas terrestres, tais como pistas de pouso convencionais e aeródromos.

O SOCOM está colaborando com a Agência de Pesquisa de Projetos Avançados de Defesa (DARPA) em uma iniciativa chamada SPRINT, com o objetivo de gerar uma demonstração prática do conceito de voo.

Contudo, o Pentágono pode ainda possuir uma aeronave militar anfíbia. Atualmente, a DARPA apoia financeiramente a criação do “Liberty Lifter” - um transporte pesado em teoria capaz de realizar partidas e aterrisagens na água. A Aurora Flight Sciences, empresa pertencente ao grupo Boeing, é uma das concorrentes nos projetos Liberty Lifter e SPRINT.