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Projeto de Hércules aquático pode permanecer apenas como idealização
As intenções do Pentágono de alterar os aviões táticos de movimentação Lockheed Martin MC-130J para operações sobre a água foram descartadas. O Comando de Operações Especiais dos EUA (SOCOM), que faz uso da variante do C-130 amplamente reconhecido como Commando II, estava avaliando a possibilidade de criar um conjunto de adaptação para os aviões já em uso.
O projeto, referido como Capacidade Anfíbia MC-130J (MAC), estava sob avaliação do SOCOM em conjunto com a Sierra Nevada. Embora a empreitada investigativa tenha sido caracterizada como exitosa, o diretor de aquisições de aeronaves de asa rígida do SOCOM agora declara que o comando está “suspendendo quaisquer planos concretos para operacionalizar” o conceito MAC.
No evento SOF Week Conference de 2024, ocorrido em Tampa, Flórida, no dia 8 de maio, o Coronel Justin Bronder da Força Aérea Americana apontou a problemática dos custos e a competição de prioridades de compra como os fundamentos do veredito, ao contrário de obstáculos técnicos.
”O MAC é uma habilidade que poderia ser posta em prática”, declara ele, fazendo alusão aos desfechos técnicos do exame de factibilidade da Sierra Nevada. Bronder expõe que a pesquisa explorava a possibilidade concreta do kit para o arcabouço do MC-130J e o que se exigiria para concretizar um projeto de alteração.
Os peritos da Sierra Nevada conduziram experimentos hidrostáticos e aerodinâmicos em projetos de design de flutuador. Essas atividades foram executadas exclusivamente através de simulação e modelagem digital, conforme indicado por Bronder.
Bronder, entretanto, destacou que o projeto MAC não foi visto como uma urgência para o SOCOM, em face da atual “visão orçamentária” e de outras prioridades de atualização tecnológica, como a criação de um veículo aéreo “não dependente de pista”. Essa seria uma aeronave capaz de funcionar sem a necessidade de infraestruturas terrestres, tais como pistas de pouso convencionais e aeródromos.
O SOCOM está colaborando com a Agência de Pesquisa de Projetos Avançados de Defesa (DARPA) em uma iniciativa chamada SPRINT, com o objetivo de gerar uma demonstração prática do conceito de voo.
Contudo, o Pentágono pode ainda possuir uma aeronave militar anfíbia. Atualmente, a DARPA apoia financeiramente a criação do “Liberty Lifter” - um transporte pesado em teoria capaz de realizar partidas e aterrisagens na água. A Aurora Flight Sciences, empresa pertencente ao grupo Boeing, é uma das concorrentes nos projetos Liberty Lifter e SPRINT.