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Prorrogação de 18 meses para aeroempresas instalarem anti-derrapagem em pista

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Os produtores de aviões comerciais receberão uma extensão de 18 meses para atender a uma demanda europeia de incorporação de sistemas de segurança anti-derrapagem durante a fabricação de aeronaves novas.

Atrasar o limite de tempo - de 1º de janeiro de 2025 para 1º de julho de 2026 - foi impulsionado pelos obstáculos enfrentados pelos produtores de aeronaves no avanço e aprovação de dispositivos de percepção e alerta de excesso de pista. Esses sistemas empregam análises de força durante a abordagem e o pouso para antecipar o local onde a aeronave irá parar e comparar isso com o tamanho da pista.

A Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA) admite em um parecer oficial que muitos portadores de certificado de tipo têm experimentado “problemas substanciais”. Como consequência, determinadas categorias de aviões “não serão preparadas a tempo”, afirma. “Em determinados casos, o prazo pode ser alcançado, porém sem folga, e se reconhece a possibilidade de haver atrasos”.

A subdivisão canadense da Airbus, responsável pela produção do A220, juntamente com a Boeing, a ATR e vários criadores de jatos corporativos, como a Bombardier e a Gulfstream, têm as “maiores preocupações”, segundo a EASA. A Embraer e a Dassault também enfrentam questões particulares.

A EASA declara que os produtores relacionam as dificuldades a uma variedade de razões, abrangendo interrupções na sequência de suprimentos pós-crise de saúde, prazos dos provedores de aviónicos e “obstáculos inesperados para a obtenção de certificados”.

Alguns argumentam que o desenvolvimento começou tarde e que o sistema precisa de tempo para amadurecer, além disso, existem dúvidas a respeito da factibilidade financeira para certas aeronaves - como um modelo em particular da Dassault - que estão próximas do término de sua produção.

A EASA formulou a visão de prorrogação após diálogo com múltiplos produtores e está oficialmente apresentando a sugestão à Comissão Europeia.