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Putin pode usar "Avião do Apocalipse" em guerra nuclear russa

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O Ilyushin Il-80 é a solução russa para um cenário de controle aéreo estratégico durante uma situação de guerra nuclear. Referidos como aviões do “apocalipse”, tanto a Rússia quanto os Estados Unidos possuem pequenas matilhas desses aviões. Na eventualidade de uma guerra nuclear, as lideranças dessas nações se alojariam nesses aviões, vastamente fortificados e capazes de manter a condução de voos ininterruptos por até duas semanas.

Reconhecido pela OTAN como “Maxdome” e ocasionalmente referido como o “Kremlin voador”, acredita-se que o Ilyushin Il-80 tenha sido incorporado à frota em 1987. Contudo, só em 1992 é que as primeiras fotografias dessa aeronave foram obtidas por fotógrafos do ocidente. Surgindo a partir do Il-86, um jato comercial quádruplo originado na União Soviética na década de 1970, crê-se que três dos quatro Il-80 iniciais continuem operacionais.

Embora não seja comum ver esses aviões em ação, um foi avistado em baixa altitude durante a celebração do Dia da Vitória na Rússia, em maio de 2022. Há uma suposição de que sua utilização não seja ampla. Em dezembro de 2020, houve o suposto furto de uma série de aparelhos de rádio de um desses aviões enquanto passava por uma manutenção planejada no sudoeste russo.

O Il-80 foi projetado para resguardar os que estão a bordo dos impactos diretos de uma agressão nuclear. Isto incorpora a falta de janelas em toda a estrutura da aeronave e salvaguardas em torno dos visores da cabine de pilotagem, supostamente para proteger os ocupantes e dispositivos a bordo da luz radiante de uma detonação nuclear e da onda eletromagnética nuclear.

Embora tenha sido criado com base em um avião de passageiros e possua uma pintura similar à da Aeroflot, há uma distinção significativa entre o Il-80 e o Il-86. Inclui um mecanismo de reabastecimento em voo, resguardos nas janelas da cabine do piloto e dois geradores elétricos instalados abaixo das suas asas.

O elemento mais notável que distingue o Il-80 do Il-86 é a instalação de um dispositivo de satélite localizado no alto da aeronave, comparável ao do Boeing E-4B dos Estados Unidos. Supõe-se que este aparato abriga sistemas avançados de comunicação via satélite. Além disso, o avião é equipado com uma antena VLF (Very Low Frequency), que supostamente permite a comunicação com submarinos equipados com mísseis balísticos.

Mesmo que as informações detalhadas sobre o Il-80 não estejam completamente acessíveis ao público, é conhecido que o avião que serviu de base para ele, o Il-86, possui uma velocidade de cruzeiro entre Mach 0,782 e Mach 0,82 e pode viajar até 2.700 milhas náuticas. Embora o Il-86 tenha sido originalmente concebido para viagens de curta a média distância, presume-se que o Il-80 tenha sofrido alterações que possibilitam um alcance ampliado.

Reportagens da imprensa russa sugerem que a gama atual de Il-80 não passará por mais melhorias antes de sua retirada. É provável que o Ilyushin Il-96, que vem após o Il-86, seja o modelo para a nova geração de aeronaves do “dia do juízo final”, mais especificamente, o Il-96-400M.