Comissaria

Postado em

- 2 min read

Recorde de viajantes internacionais na aviação do Brasil em maio

img of Recorde de viajantes internacionais na aviação do Brasil em maio

O tráfego de viajantes internacionais na indústria aérea do Brasil em maio de 2024 atingiu o nível mais alto para esse mês desde o início de seu registro histórico em janeiro de 2000. Ao longo desse período, foram transportados 1,9 milhões de passageiros em voos internacionais, um aumento de 18,2% em relação ao mesmo mês do ano anterior, 2023.

A procura global, avaliada por passageiros por quilômetro (RPK), registrou seus índices mais altos para o mês de maio desde o começo dos registros históricos, apresentando um aumento de 15,7% em comparação a maio do ano anterior.

As informações podem ser encontradas no relatório de procura e fornecimento da ANAC, que foi atualizado com as estatísticas do setor até maio de 2024.

Informações sobre a disponibilidade de assentos internacionais, avaliada em assentos por quilômetro disponibilizados (ASK), igualmente mostram uma tendência positiva, registrando um crescimento de 14,4% comparado a maio de 2023. Ademais, o tráfego de mercadorias internacionais também refletiu um aumento de 9,4% em comparação ao mesmo mês do ano anterior, processando 75,2 mil toneladas nos centros de logística dos aeroportos do Brasil.

No âmbito interno, o tráfego em maio englobou 7,1 milhões de viajantes (uma queda de 2,9% em relação a maio de 2023) e 41,8 mil toneladas de mercadorias (representando um aumento de 11,5% se comparado ao mesmo período do último ano).

O consumo interno permaneceu quase inalterado, apresentando uma diminuição de 0,1% em comparação com maio de 2023, ao mesmo tempo que a produção foi 3,8% menos do que a reportada em maio de 2023, conforme relatado pela ANAC.