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Revisitando Kai Tak: um dos aeroportos mais impressionantes do mundo

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No final de 1998, o célebre aeroporto Kai Tak de Hong Kong encerrou suas operações, marcando o fim de uma era. O aeroporto era amplamente reconhecido por suas aterrissagens impressionantes através de uma curva estreita e quase tocando os altos edifícios dos distritos mais movimentados da cidade. Com uma história relacionada ao início dos anos 1900, este aeroporto era uma peça emblemática.

Com a colaboração dos homens de negócios Kai Ho e Au Tak, em um local que muitos duvidavam ser apto para um aeroporto, desenvolveu-se um dos terminais aéreos mais ativos da Ásia, que rapidamente se tornou um dos principais pontos de acesso ao tráfego internacional. Contudo, a quantidade de viajantes que passavam por este aeroporto apenas aumentava, ultrapassando sua capacidade.

Ultrapassar a lotação de um aeroporto não é uma circunstância invulgar, contudo, a escassez de território em metrópoles grandes faz com que o crescimento desses estabelecimentos seja problemático. Em relação a Hong Kong, já não restava mais área para aumentar o aeroporto de Kai Tak, dado que estava totalmente envolto pela urbe.

O ápice da situação foi alcançado durante as décadas de 1980 e 1990, quando Kai Tak se estabeleceu como o local mais ativo do planeta para tráfego de carga e o terceiro em termos de fluxo de passageiros. Ficou claro que aumentar a capacidade do aeroporto não era uma alternativa adequada, portanto, a única resolução era a construção de uma nova estrutura: o contemporâneo Aeroporto Internacional de Hong Kong.

As áreas de Chek Lap Kok e Lam Chau foram selecionadas para a edificação do recente aeroporto, graças à sua localização isolada e ampla disponibilidade de espaço para um terminal de grande porte desde o começo. A edificação do Aeroporto em vigor de Hong Kong foi iniciada em 1991 e teve uma duração aproximada de sete anos.

Deste modo, em 5 de julho de 1998, um Airbus A320 da Dragonair, vindo de Chongqing, fez o derradeiro aterrissagem planejada em Kai Tak, pouco antes da meia-noite. Logo em seguida, a final decolagem de um voo de passageiros ocorreu com um Boeing 747 da Cathay Pacific, rumo a Londres-Heathrow.

A partir daquele momento, a infraestrutura anterior do aeroporto Kai Tak foi permanentemente inutilizada, e o local foi usurpado por novas edificações e parques. Entretanto, sua relevância e trajetória para a aviação mundial continuam sendo recordadas com apreço.

A despeito do Aeroporto Internacional de Hong Kong ser agora um complexo avançado e deslumbrante, Kai Tak subsiste no coração dos que tiveram a chance de experimentá-lo. A seguir, há um artigo do South China Morning Post acerca do memorável aeroporto, famoso pelos pousos eletrizantes e classificado como um dos mais arriscados no planeta.

O vídeo a seguir, proveniente da renomada JustPlanes, apresenta uma hora de acompanhamento de voos no aeroporto, demonstrando claramente a razão de ser considerado um dos destinos mais interessantes para os entusiastas de aviação. O trajeto em direção a uma montanha, com uma curva acentuada seguida de um pouso imediato e a diversidade das companhias aéreas atuantes, tornam Kai Tak um local incomparável.