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Rússia diminui estimativa de produção aeronáutica para esta década

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A administração russa ajustou as estimativas para o volume de aviões comerciais que sua indústria espacial fabricará até o término da década, diminuindo a previsão inicial.

No mês de junho de 2022, houvera indicações do governo para a manufatura de 1.036 aviões comerciais, englobando 270 versões do Yakovlev MC-21-310 e 142 do tipo modificado do jato regional SJ-100. Contudo, uma estimativa reajustada para o mês de maio de 2024 revela que a quantidade completa de aeronaves reduziu para 994, como resultado de modificações nos modelos produzidos.

Mesmo com o número de MC-21 e SJ-100 se mantendo o mesmo, houve um atraso no planejamento em torno de dois anos - a perspectiva atual sugere que nove MC-21-310 serão fabricados em 2025, ao passo que a construção dos primeiros 30 SJ-100 está prevista para 2026.

O contingente de Tupolev Tu-214 no esquema viu um incremento de 70 para 115, enquanto a fabricação anual saltou de 10 para 28 aeronaves. Adicionalmente, a relação inclui 14 unidades do avião de fuselagem larga Ilyushin Il-96-300.

Esses aviões necessitarão acima de 1.100 propulsores Aviadvigatel PD-8, PD-14 e PS-90. Contudo, presenciou-se um declínio na produção do Ilyushin Il-114-300 de 70 para 51 exemplares, com o começo da fabricação adiado aproximadamente dois anos para 2026.

A fabricação em massa de duas outras aeronaves turboélice em fase de criação, o TVRS Ladoga de 44 lugares da UZGA e o LMS-901, tiveram seus lançamentos postergados respectivamente para 2028 e 2025.

A projeção para 2022 mostrou 178 aviões L-410 da Aircraft Industries, que mais tarde foi comprada por checos. Contudo, um novo modelo de avião - o bimotor LMS-192 Osvey - foi inclusa na projeção mais recente, após uma parceria acordada entre companhias russas e bielorrussas em abril. A previsão sugere que 158 desses modelos serão fabricados até 2030.