Comissaria

Postado em

- 2 min read

Sanções americanas atingem outra companhia russa operando il-76 exótico

img of Sanções americanas atingem outra companhia russa operando il-76 exótico

A Abakan Air, uma companhia russa focada no transporte de mercadorias, sofreu penalidades pelo Órgão de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) dos EUA devido ao “envio de armamentos para a indústria de defesa russa” e a movimentação de “outros aparelhos militares russos”.

De acordo com fontes oficiais dos Estados Unidos, a Abakan Air conduziu operações em vários países da África Subsaariana sob a representação da empresa de segurança privada Wagner, que tinha ligações anteriores com o finado Yevgeniy Prigozhin. A transportadora aérea russa foi agora integrada em uma nova onda de penalidades, direcionadas a mais de 300 organizações e pessoas individuais. Tal decisão foi anunciada pelo governo estadunidense pouco tempo antes da agendada reunião do G7.

No momento, a Abakan Air não está sob penalidades em nenhuma outra jurisdição. A empresa gerencia dois aviões cargueiros Il-76TD, com um deles em funcionamento, realizando traslados iniciados desde Fujairah, nos Emirados Árabes, enquanto o segundo encontra-se em armazenamento.

A Abakan Air começou a realocar dois dos seus Il-76TD desde o princípio do conflito russo-ucraniano em fevereiro de 2022, entregando-os à MAK.KG Airlines e à Liz Aviation de Burkina Faso. Além disso, a companhia aérea continua a manter em seu portfólio helicópteros Mi-8 e Mi-26 Mil.

A empresa de aviação é uma propriedade da Avialeasing-Invest, uma corporação baseada em Moscou, que tem um capital social limitado a meros RUB 10.000 rublos (USD 113). Yulia Anatolyevna Ilyina, a proprietária, por sua vez, não aparenta ter quaisquer outros investimentos ou responsabilidades no setor da aviação.

Na rodada mais recente de penalidades imposta pelos EUA, não só a Abakan Air, mas também o produtor de aparelhos aéreos autônomos, Aero-HIT e seu sócio comercial chinês foram sinalizados pela OFAC. Sanções também foram lançadas contra a ORG Logistics FZE, com base em Dubai, devido à entrega de mercadorias restritas à Rússia por via aérea e, além disso, ao segmento financeiro russo, englobando a Bolsa de Valores de Moscou.