Comissaria

Postado em

- 2 min read

Sanções do Canadá e Reino Unido atingem companhias aéreas russas

img of Sanções do Canadá e Reino Unido atingem companhias aéreas russas

Em meio à escalada coordenada de penalidades direcionadas à Rússia, discutida por diversas nações na última Cúpula do G7, o Canadá agora aponta a transportadora de baixo custo Pobeda como alvo, enquanto o Reino Unido impõe sanções ao Grupo Volga-Dnepr.

Ottawa não detalhou o porquê de ter acrescentado a companhia de voos econômicos do Grupo Aeroflot em sua lista de penalidades, mas indicou que o recente aprimoramento do ato Regulamentos de Medidas Econômicas Especiais foca em “empresas do setor militar-industrial russo que fornecem tecnologia fundamental e componentes eletrônicos em suporte aos esforços russos”. Tais restrições também se estendem a organizações implicadas na burla de penalidades que auxiliam a Rússia a ter acesso a produtos sancionados”.

A Pobeda foi nomeada pela Oficina de Supervisão de Ativos Estrangeiros (OFAC) dos Estados Unidos em primeiro de maio de 2024, acusada de participação no tráfico ilegal de peças para a Rússia. Sua organização mãe, o Grupo Aeroflot, também enfrenta sanções tanto nos Estados Unidos quanto no Reino Unido.

O Grupo Volga-Dnepr, por outro lado, possui a Volga-Dnepr Airlines. Sediada em Moscou, a sociedade anônima tem quatro coproprietários: Igor Aksyonov, Valery Gabriel, Sergey Dyachkov e Vildan Zinurov, sendo cada um detentor de uma cota de 25%. A empresa sofreu alterações substanciais em sua propriedade após a ação da Rússia na Ucrânia que resultou em sanções contra as transportadoras russas.

Durante aquele período, a Volga-Dnepr Airlines tornou-se parte do patrimônio de uma corporação baseada na Holanda, Volga-Dnepr Logistics BV. A aquisição da empresa foi realizada por seus criadores, Alexey Isaikin e Sergey Shklyanin, no começo de outubro de 2022. Duas semanas mais tarde, eles passaram o Grupo Volga-Dnepr para seus acionistas atuais - seus administradores.

O conglomerado Volga-Dnepr antes possuía ações da Atran e da AirBridgeCargo, mas agora, ambas as empresas aéreas são propriedade conjunta de Isaikin e Shklyanin (cada um com um ratio de compartilhamento de 75/25). A empresa controladora sofre sanções no Canadá, porém não nos Estados Unidos.