Comissaria

Postado em

- 3 min read

Segunda aeronave Boeing 737-400f chega ao Brasil; Total quer mais duas

img of Segunda aeronave Boeing 737-400f chega ao Brasil; Total quer mais duas

Nas últimas 48 horas, os instrumentos de monitoramento de voos documentaram o pouso no Brasil do segundo Boeing 737-400F, originário da companhia aérea curitibana Total Linhas Aéreas. A aeronave, registrada como PS-TLB (msn 26299), aterrissou em Recife neste sábado, no primeiro dia de junho, após ter iniciado seu vôo na sexta-feira de Shannon, na Irlanda.

No decorrer da tarde deste sábado, o avião seguia em direção ao sul do país, conforme indicam as informações do Radarbox (veja abaixo).

O avião em pauta possui três décadas de uso e iniciou suas atividades transportando passageiros para a Turkish Airlines. No ano de 2017, o aparelho teve sua operação temporariamente interrompida para ser transformado em cargueiro. Durante o período de 2018 a 2023, executou voos na frota de carga aérea da empresa irlandesa ASL Airlines.

É fundamental ressaltar que, em um momento anterior, a inscrição PS-TLB foi concedida pela Total Linhas Aéreas a um avião turboélice ATR 72, conforme apontam os registros do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB). De acordo com os dados divulgados atualmente, a inscrição teria sido transferida para o Boeing 737-400 mencionado anteriormente.

A Total recebeu seu primeiro Boeing 737-400 em maio de 2021, durante o auge da crise pandêmica, para funcionar sob a responsabilidade da distinta, porém vinculada, empresa de logística Total Express. Detalhes sobre o emprego do segundo 737-400 não estão prontamente acessíveis, no entanto, é provável que ele tenha sido adquirido para substituir os desgastados Boeing 727 da companhia, que acumulam mais quatro décadas de uso.

Outros dois aviões Boeing 737-400 estão na sequência.

Uma informação adicional relevante sobre o conjunto de aeronaves da Total é que a companhia assegurou inscrições para outros dois aviões Boeing 737-400. Essa informação pode ser confirmada na mais recente atualização do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB). As aeronaves asseguradas são:

O MSN 26606 (também futuromente conhecido como PS-TLE) é um avião a jato com 27 anos de existência, que iniciou atividades em 1997 na terra do sol nascente, o Japão. A sua transição para transporte de carga foi realizada em 2014. Desde essa data, esteve sob comando de diversas companhias aéreas, sendo a DHL Aviation a mais recente, detendo seu registro no país panamenho.

O MSN 28887 (em breve PS-TLF) é um avião com 27 anos de existência que inicialmente foi operado pela Alaska Airlines, uma empresa americana. No ano de 2018, a aeronave passou por uma conversão para transporte de cargas e posteriormente foi transferida para o seu segundo operador, a Bluebird Nordic, uma entidade islandesa.

Ainda não foi confirmada oficialmente uma data para a chegada das duas aeronaves ao Brasil.