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Seleção inicial do PATI inclui Azul, Latam e Iberia para mais voos globais

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Hoje, 11 de junho, a Embratur, a Agência Brasileira que promove o turismo internacional, anunciou que três iniciativas foram selecionadas na primeira rodada de assinaturas de cartas de aceitação do Programa-piloto de Aceleração do Turismo Internacional (PATI).

Os planos indicam um incremento de 70.222 lugares em viagens internacionais rumo ao Brasil, entre os dias 27 de outubro de 2024 e 29 de março de 2025, quando comparado com a mesma janela de tempo do ano precedente. Isso implica numa ampliação superior a 3,2 mil lugares semanalmente.

A estimativa da Gerência de Inteligência de Dados da Embratur, levando em consideração a média histórica de ocupação de turistas internacionais em aviões, sinaliza que a economia brasileira será impactada em um valor de US$ 25 milhões (R$ 134 milhões), consequência da entrada de mais visitantes devido ao aumento de voos.

Na terça-feira atual, o chefe da Agência, Marcelo Freixo, o secretário de Portos e Aeroportos (MPor), Silvio Costa Filho, e a ministra interina de Turismo (MTur), Ana Carla Lopes, proclamaram a apresentação das cartas de aprovação para a Azul Linhas Aéreas, a LATAM Airlines e o Aeroporto de Guarulhos, em colaboração com a transportadora aérea espanhola Iberia.

As iniciativas incluem a rota aérea da LATAM ligando Lima (Peru) ao Aeroporto Internacional de Curitiba (PR), a rota da Azul que une Assunção (Paraguai) ao Aeroporto Internacional de Viracopos (SP), e a rota da Iberia, proposta pela operadora GRU Airport, do Aeroporto Internacional de Guarulhos, para duplicar a frequência de 7 para 14 voos semanais da rota que vincula o terminal a Madri, Espanha.

Para o líder da Embratur, Marcelo Freixo, a expansão do total de lugares vai além de amplificar a conectividade aérea internacional:

Nós todos desejamos um alto volume de visitantes internacionais no Brasil. Este é um objetivo partilhado pela linha aérea, pelo governo, pela Embratur e pela população, já que isso representa geração de empregos e lucro. Em 2023, estabelecemos um novo patamar no lucro do turismo internacional e os quatro primeiros meses de 2024 já superaram o recorde do ano anterior em termos de rendimento. Isso indica que estamos seguindo a direção correta.

A interina do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, declarou que “a iniciativa de implementar um PATI no Brasil é um passo inédito que requereu o envolvimento de várias entidades com o objetivo de promover nossos lugares ao mercado mundial e competitivo, o externo. Juntando-se à confiança gerada por um Brasil renovado, comprometido com a sustentabilidade, o PATI nos auxilia a expandir, para o mundo, todas nossas capacidades no setor do turismo”.

A quantia aplicada nesta inicial fase é de R$ 1.613.040, provenientes do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) através da colaboração entre a Embratur e os dois ministérios. Por sua vez, as empresas áreas estão contribuindo com aproximadamente o triplo desse valor: R$ 4.831.960. Assim, o investimento total destinado à promoção de destinos brasileiros internacionalmente será de R$ 6.445.000.

O Secretário de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Júnior, enfatizou o papel significativo do turismo no cenário econômico da nação.

Esta programação global tem sido essencial para promover nosso plano de desenvolvimento. Para cada quatro visitantes que aterrissam no Brasil, um posto de trabalho é criado, representando uma indústria sustentável que cria empregos com rapidez, consolidando ainda mais o robustecimento da economia brasileira.

O líder da coalizão parlamentar bipartidária em apoio ao turismo, o congressista Felipe Carreras (PSB-PE), está convencido de que através do PATI, o turismo terá um maior impacto benéfico na economia nacional.

Este projeto tem um papel fundamental e estimado, que é impulsionar o turismo no Brasil e oferecer novas opções, novas ligações. Além de permitir ao cidadão brasileiro a conveniência de um voo direto para outro local internacional, envolve atrair turistas internacionais da Europa e de outros mercados para o Brasil. O visitante que desembarca no Brasil promove uma série de atividades, desde o motorista de aplicativo, taxista, até um estabelecimento de comida, uma hospedagem caseira, uma empregada de quarto, um atendente de bar, equipe de limpeza e assim por diante, atingindo assim uma gama de 52 setores impactados.

Excelente desempenho

O valor integral do primeiro anúncio do PATI é de R$ 3,3 milhões, enquanto na próxima etapa das formalizações de acordos, será divulgado um aporte financeiro público de um adicional R$ 1,6 milhão. O PATI foi fundamentado em estratégias de incentivo implementadas em nações como Reino Unido, Espanha, Irlanda e Suécia.

O projeto, realizado pela Embratur em colaboração com o MTur e o MPor, propõe uma cooperação público-privada (PPP) com a finalidade de aumentar a quantidade de assentos e voos internacionais para as localidades brasileiras.

Freixo celebrou positivamente o ótimo desempenho:

Iniciamos o programa de estudo para avaliar a resposta do mercado ao novo instrumento e o desfecho foi conforme o esperado. Obtivemos uma expressiva participação de empresas de aviação e aeroportos. Possuímos um excelente recurso para incrementar nossa interconexão e atrair mais turistas internacionais para o Brasil. O PATI simboliza isso: maior número de voos, aumento de visitantes de outros países e, como resultado, mais aporte na nossa economia e criação de empregos e renda.

A responsável por Assuntos Corporativos, Regulatórios e Sustentabilidade na LATAM Brasil, Maria Elisa Curcio, igualmente expressou satisfação com os dados:

A LATAM tem o papel principal como ponto de acesso para inúmeros visitantes internacionais que chegam ao Brasil anualmente, pois somos a transportadora aérea com mais ligações ao Brasil em escala global. Ainda assim, existe um grande trabalho pela frente para aumentar essa quantidade de turistas. Nessa perspectiva, a colaboração com a Embratur e a implementação de novos itinerários como Curitiba-Lima fortalecem nosso engajamento estratégico de unir pessoas e negócios de diferentes partes do mundo com o Brasil, particularmente na conexão do Hemisfério Sul.

O chefe da Aeroportos do Brasil (ABR), Fábio Rogério Carvalho, foi mais um que celebrou a formalização do PATI:

O propósito dessa iniciativa não se limita a exibir alguns dados, mas demonstrar que essa estratégia é viável, que consegue criar novas alocações, atrair mais visitantes internacionais, aumentar o número de voos, trazer mais indivíduos para o Brasil e, principalmente, criar oportunidades de trabalho para uma população que demanda essas vagas em setores que possuímos dentro do país. Portanto, é motivo de alegria para os aeroportos brasileiros estarem envolvidos nesse projeto.

Marcelo Pedroso, que ocupa a posição de Diretor de Relações Externas da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), também manifestou aprovação para a proposta.

Tudo decorre predominantemente da combinação, da determinação política de tornar as coisas possíveis e do esforço de um time técnico especializado, à maneira da Embratur. Desde a perspectiva de nossa representação como segmento, este procedimento é crucial e, sem dúvida, aumenta as chances que o Brasil possui de atrair visitantes de novas procedências.

César Grandolfo, responsável pelo departamento de Relações Institucionais da Azul, ressaltou que os incentivos irão intensificar a ligação aérea de Assunção, localizado no Paraguai, com o Aeroporto de Viracopos, localizado em Campinas (SP).

Estamos extremamente satisfeitos com a concretização do PATI, já que os estímulos financeiros que obteremos para promover nosso voo no cenário global ajudarão a garantir que a conexão entre Viracopos e Assunção seja extremamente bem-sucedida na rede de voos da Azul.

O diretor de vendas e do Terminal de Frete do Aeroporto de Guarulhos, João Pita, também sublinhou a relevância do programa:

A expansão das operações aéreas da Iberia para a Espanha tem grande importância para o GRU Airport. O aeroporto GRU projetará um número histórico de voos semanais durante a temporada europeia de inverno 24, tanto para a Espanha (33 voos por semana) quanto para o continente europeu (169 voos por semana). Com o suporte da Embratur, a estratégia de divulgação do itinerário para Madri representa um marco crucial, demonstrando, de maneira inovadora, a colaboração entre a companhia aérea, o aeroporto e a Embratur para incentivarem o turismo internacional. Atualmente, estamos passando por um período de grande esperança em relação ao Brasil e à expansão de seu setor turístico, que possui um grande potencial único.

Informações sobre o PATI.

Durante a fase inicial do projeto experimental, as companhias aéreas e terminais tiveram de 20 de março a 17 de maio do corrente ano para apresentar suas propostas. No conjunto, o PATI registrou 123 sugestões para novos trajetos ou para ampliação da regularidade de itinerários já existentes. Das propostas, 76 vieram das empresas aéreas (representando 64% do total), 41 dos aeroportos e outras seis foram recebidas pela Embratur, sem identificação do remetente. A quantidade de aplicações demonstra a apropriação positiva do setor à iniciativa.

Das sugestões apresentadas, 23 visam estabelecer conexões entre cidades brasileiras que atualmente não possuem uma rota internacional direta. Em um olhar mais atento regional, os autores submeteram 50 sugestões para a região Sudeste e 30 para o Sul; o Nordeste recebeu 29, o Centro-Oeste quatro e o Norte apenas uma. Dos 21 critérios estabelecidos no edital, as vantagens oferecidas nos planos de promoção tiveram um papel crucial na obtenção das maiores pontuações.

Se houvesse financiamento suficiente no aviso para cobrir as 120 propostas aprovadas, poderíamos criar 932.617 assentos adicionais em voos internacionais com destino ao Brasil, de 27 de outubro de 2024 a 29 de março de 2025.

Dados fornecidos pela Embratur.