Comissaria

Postado em

- 1 min read

Sindicato pede que líder pare exames de queratina extra-normativos da Anac

img of Sindicato pede que líder pare exames de queratina extra-normativos da Anac

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) enviou uma correspondência formal à Líder Táxi Aéreo, solicitando que a companhia se recuse a realizar testes de queratina nos aeronautas, fora do padrão estabelecido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Segundo informações, a Líder estaria realizando exames de colheita de queratina em profissionais da aviação, examinando fases anteriores, cerca de 180 dias, contrariando a IS (Instrução Suplementar) 120-002 - Revisão C do Anac.

A regulamentação mencionada define que para avaliar a capacidade dos profissionais de aviação, é necessário realizar os ETPS (Testes Toxicológicos de Substâncias Psicoativas), que precisam confirmar a falta de consumo recente dessas substâncias e seu impacto no desempenho do trabalho. Os testes com amostras de urina e saliva são amplamente usados para esse propósito.

Portanto, o SNA solicitou à companhia que interrompa a realização do teste de queratina de maneira irregular e que forneça esclarecimentos sobre os eventos relatados o mais rápido possível.

Para entender completamente o documento, acesse o seguinte link: https://bit.ly/3yXN0Fd

Dados provenientes do SNA