Comissaria

Postado em

- 2 min read

Sindicato: risco de demissão para comissários que não divulgarem cartões aéreos

img of Sindicato: risco de demissão para comissários que não divulgarem cartões aéreos

A Associação dos Auxiliares de Voo da American Airlines alerta que os integrantes da equipe de cabine podem ser passíveis de demissão se negarem a fazer a divulgação dos cartões de crédito da empresa aérea durante as viagens. Esse castigo rigoroso vem num momento de disputa sindical para conseguir autorização governamental para executar uma paralisação ou outras medidas que possam impactar negativamente o negócio.

Conforme a Legislação Laboral Ferroviária (RLA), aplicável aos comissários, é vedado aos empregados a execução de qualquer ação que cause danos à companhia. Isso engloba publicações em redes sociais onde explicitam seu repúdio à participação na divulgação de cartões de crédito durante o voo.

Segundo o estatuto legal, tal comportamento pode ser visto como danoso ao negócio e, portanto, susceptível a punição.

Essa tensão é inesperada para vários auxiliares de cabine, uma vez que a promoção de cartões de crédito durante as viagens aéreas não é um requisito contratual. Ademais, há sugestões de que a negação em disponibilizar horas adicionais de trabalho também possa ser vista como um comportamento negativo para a companhia aérea, mesmo que o trabalho extra seja opcional.

Embora a afirmação possa parecer polêmica, ela pode ser interpretada como um planejamento meticuloso da associação laboral para se salvaguardar de uma potencial demanda jurídica. Ao declarar claramente que orientou os membros da tripulação a evitar determinados comportamentos, se distancia da culpa por aqueles membros que optam por ignorar tais prescrições.

Contudo, o mandato de que são forçados a impulsionar a venda de cartões de crédito, mesmo que isso não esteja em seu acordo, pode intensificar o conflito entre a associação e seus integrantes. Há a possibilidade de que os comissários de bordo voltem a divulgar os cartões de crédito durante os voos, porém, somente devido a um requisito indireto incitado pela ameaça de retaliações.

O View from the Wing divulgou um link onde é possível visualizar a comunicado do sindicato para seus membros.