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Sistema RNP-AR adotado em Caxias do Sul-RS para pousos com visibilidade reduzida

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Nesta quinta-feira (13), o Aeroporto Hugo Cantergiani, localizado em Caxias do Sul (RS), implementa um novo método de aproximação para aterrissagem em condições de visibilidade reduzida, conhecido como RNP-AR (do inglês, Required Navigation Performance). O protocolo oferece aos aviadores dados fundamentais para ajudar no pouso em situações onde a visibilidade e o teto estão limitados.

Desde o começo das inundações que afetaram o Rio Grande do Sul e interferiram nas operações do Aeroporto Salgado Filho, o Governo Federal tem trabalhado para assegurar um nível mínimo de conexão aérea para a região. De forma imediata, o Aeroporto de Caxias do Sul assumiu a função de principal centro de conexões do estado, representando uma infraestrutura crucial para a continuidade da conexão aérea.

No momento, existem 36 viagens aéreas por semana em Caxias do Sul, com itinerários de/para os seguintes aeroportos: Galeão, localizado no Rio de Janeiro (RJ), Guarulhos (SP), Viracopos, situado em Campinas (SP), e Congonhas, na cidade de São Paulo (SP).

O Departamento de Docks e Aeroportos (DDA), juntamente com a Organização Nacional de Aviação Civil (ONAC), o Departamento de Supervisão do Espaço Aéreo (DSEA) e o Governo Municipal de Caxias do Sul (responsável pelo aeroporto), têm implementado aprimoramentos na administração do aeroporto, bem como canalizado investimentos significativos.

Além disso, ações adicionais estão sendo colocadas em prática, incluindo a capacitação de times e aprimoramento da administração aeroportuária. Essas estratégias têm como objetivo incrementar a rapidez e eficácia, em resposta ao crescimento de necessidade no aeroporto.

Dados fornecidos pelo Ministério Público.