Comissaria

Postado em

- 2 min read

Sna e aeroviários solicitam adiantamento de verba falida da Varig ao judiciário

img of Sna e aeroviários solicitam adiantamento de verba falida da Varig ao judiciário

Em face da situação de calamidade, proclamada pelo governo em resposta às intensas precipitações que afetam o Rio Grande do Sul, tanto o SNA quanto o Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre apelaram, por meio do gabinete jurídico da Castagna Maia Advogados Associados, para que o Judiciário apresse a liberação de fundos para os credores da Classe 1 da falência da Varig, com a intenção de prestar auxílio aos ex-empregados da corporação que residem no referido estado.

Como a Varig é uma organização originária do Rio Grande do Sul, existem multitudes de antigos colaboradores vivendo no estado necessitando de ajuda emergencial. O sindicato enfatiza que uma das razões pelas quais a União selou um pacto com a massa insolvente, foi a problemática social relacionada ao reembolso dos empregados, sendo assim adequado e essencial que a liberação de fundos aconteça.

Queremos deixar claro que esses fundos não se originam do citado pacto, cujas quantias só deverão começar a ser desembolsadas em 2025. Contudo, a falência atualmente possui ativos financeiros e os sindicatos acham factível a liberação imediata de quantidades monetárias para os credores.

A disponibilização equivalente aos credores da Classe 1 também será vantajosa para os habitantes do Rio Grande do Sul, que precisam imediatamente desses fundos.

Portanto, o SNA e os Aeroviários de POA pediram ao Tribunal que leve em conta a importância humanitária e o relevante interesse social, e que sejam realizadas ações para antecipar imediatamente os fundos atualmente disponíveis para a Classe 1.