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Suspensão prolongada da manutenção do jato presidencial argentino

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O aeroplano presidencial da Argentina tinha agendada uma extensa manutenção (Check C) para ser concluída antes do encerramento de 2023. No entanto, essa tarefa não foi efetuada, deixando o ARG-01 (anteriormente conhecido como Tango 01 ou T-01) com a chance de ficar inoperante por aproximadamente dois meses, o tempo requerido para a inspeção.

De acordo com o Aviacionline, era necessário submeter a aeronave a esta extensa manutenção, um procedimento comum a todos os aviões após alcançarem um número específico de horas e/ou fases de voo, que representam as ocasiões em que a aeronave parte e pousa, desde sua aquisição.

O jato presidencial alcançou o período de checagem de manutenção no final do último ano e a administração de Alberto Fernández iniciou um processo de licitação para a execução desses procedimentos. A convocatória enfrentou acusações, o que provocou a atuação do juiz Ariel Lijo e resultou em uma investigação criminal para averiguar se ocorreram práticas inapropriadas ou conflitos de interesses com o serviço público.

Durante o começo do mandato de Javier Milei, não ocorreram avanços no processo graças à escolha de não usar aviões do conjunto presidencial. Mais tarde, optou-se que, por questões de segurança, o presidente começaria a usar novamente os aviões desse conjunto. Como consequência, foi pedido um prolongamento de 90 dias, que termina no final do mês corrente.

Caso esse período fosse respeitado, a aeronave teria de ser enviada aos Estados Unidos para análise, como estabelecido no acordo de aquisição. Desse modo, não se encontraria disponível para os deslocamentos do chefe de Estado à Espanha, com a finalidade de aceitar a premiação do Instituto Juan de Mariana no dia 21 de junho, bem como à China, no começo de julho.

Todavia, o informante deixou claro que “tais prazos são controláveis” e que “poder ser feito um novo pedido de extensão para realização dos mencionados deslocamentos e posterior envio para análise”. Do mesmo modo, citou que estratégias podem ser adotadas para alterar o local de execução desse trabalho, portanto, nenhuma das duas opções foram eliminadas.

Para a realização do trabalho, foi iniciado um novo processo seletivo e, de acordo com a informação, três propostas de ateliês dos Estados Unidos e uma do México, que tinham a capacidade de executar o reparo, foram recebidas.

O ARG-01 foi adquirido por um total de US$ 21.730.000, sendo o anterior Tango 01 usado como parte da quitação, em um acordo realizado pela C&L Aerospace, uma filial da C&L Aviation. A aeronave comporta 39 pessoas, possui um quarto principal totalmente equipado e mais dois quartos para visitantes que podem ser convertidos em salas de conferência. Diferente de seu antecessor Tango 01, este tem a habilidade de voar ininterruptamente para a Europa ou Estados Unidos.