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Teste global inédito de super bateria no Aeroporto Schiphol, Amsterdam

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O Aeroporto Schiphol está avançando significativamente no armazenamento de energia e na eletrificação mais ampla dos equipamentos de suporte no solo, de acordo com um anúncio exclusivo global. Este progresso é marcado pela introdução de uma Bateria de Fluxo de Ferro nas instalações do aeroporto.

A vasta bateria, que foi recentemente montada no quintal A/B, proporciona um suprimento de energia estável para a recarga de dispositivos elétricos, reduzindo dessa forma a tensão na rede de energia.

Nos meses futuros, a Bateria de Fluxo de Ferro passará por uma série de testes rigorosos. Ao longo dessa fase experimental, essa bateria será responsável por alimentar as Unidades de Energia de Solo Elétricas (e-GPUs) localizadas no pátio A/B.

As e-GPUs oferecem eletricidade para aeronaves paradas em locais onde não existe uma fonte consistente de energia. Isso implica que, quando sincronizadas com uma Unidade de Ar Condicionado (PCA) que disponibiliza ar frio para o interior do avião, o motor secundário do veículo aéreo pode continuar inativo enquanto estiver em terra. Isso proporciona uma atmosfera mais limpa no terminal e diminui o barulho.

A Bateria de Corrente de Ferro se sobressai por utilizar elementos naturais. Ao invés das habituais baterias de lítio, ela opera com ferro e água do mar - recursos que são largamente acessíveis, possuem menor efeito no meio ambiente e são protegidos contra chamas. A durabilidade da bateria se mantém constante por um período que pode chegar a 20 anos.

Sinto-me extremamente satisfeito com esta novidade. A Bateria de Fluxo de Ferro ilustra perfeitamente nossa aspiração de liderar o desenvolvimento de infraestruturas revolucionárias que aprimorem a performance do trabalho. Ao longo da fase experimental, nossa prioridade é a facilidade de manejo, a confiabilidade e a eficácia desta tecnologia. Se os resultados forem positivos, implementaremos mais destas baterias, visando a eletrificação e a eliminação de emissões de todos os equipamentos terrestres”, declarou Sybren Hahn, CEO de Infraestrutura.

A ESS Inc, situada em Oregon, EUA, é a organização responsável pelo desenvolvimento e construção da Bateria de Fluxo de Ferro, que foi posteriormente levada para o aeroporto pela equipe de inovação de Schiphol. A administração e utilização da bateria estão sob a responsabilidade da Volker Infra e KES.

A União Europeia subsidia parcialmente a bateria, que é uma componente do TULIPS - um consórcio europeu formado por 32 entidades de aviação e instituições acadêmicas sob a orientação do Royal Schiphol Group.

O projeto se estende até o término de 2025, com o objetivo de impulsionar o avanço de inovações que possam tornar os aeroportos ecologicamente sustentáveis. Isto está em concordância com o desejo de Schiphol que todas as suas operações aeroportuárias estejam livres de emissões e resíduos até 2030, e que sejam produtoras líquidas de energia até 2050.

Dados sobre o Aeroporto Schiphol