Comissaria

Postado em

- 4 min read

Treinamento Amazon: uso de simulador para carga e descarga em aviões

img of Treinamento Amazon: uso de simulador para carga e descarga em aviões

Nesta semana, a Amazon, uma colossal empresa de comércio eletrônico, convidou as pessoas para uma experiência em um dos centros de sua divisão aérea, a Amazon Air, também conhecida como Prime Air. A exploração foi conduzida pelo Gerente Geral desta divisão, Marchel Sebacuzi.

Alguma vez você já questionou como a Amazon consegue agilizar as entregas para consumidores globalmente? Embora existam vários elementos em ação para a rapidez na entrega dos pacotes, um elemento crucial é o programa Amazon Air, que utiliza aviação para encaminhar encomendas para destinos de entrega em âmbito global.

A Amazon Air administra um conjunto de aviões que alcançam mais de 70 localidades globais. Numerosos desses terminais e centros conseguem despachar acima de 450.000 encomendas em mais de 12 aeronaves por dia. Cada jornada aérea exige uma colaboração de equipe, no qual profissionais qualificados cooperam para acondicionar de forma segura as encomendas da Amazon para consumidores ao redor do planeta.

Uma perspectiva interna sobre o funcionamento da Amazon Air.

Dentro dos bastidores da Amazon Air opera Marchel Sebacuzi acompanhado de sua equipe, lidando com milhares de solicitações da Amazon diariamente. Com nove anos de experiência na Amazon, Sebacuzi agora supervisiona as atividades no centro aéreo da Amazon localizado em Fort Worth, Texas, um dos maiores da rede, empregando mais de 1.500 pessoas.

A primeira visita no passeio consistiu em observar os veículos de transporte que carregam encomendas até as instalações para que sejam processados.

Logo após, um tour pelas instalações, para observar como as encomendas são organizadas e processadas. A unidade usa tecnologia robótica de ponta para auxiliar os colaboradores a definir o destino de cada encomenda e direcioná-la para a aeronave apropriada.

Os itens são posteriormente alocados em vastos recipientes metálicos denominados Unidades de Carga Unitária (ULDs), que proporcionam a segurança dos mesmos no interior do avião. Os ULDs detêm um design exclusivo para se ajustarem de forma precisa na aeronave e têm a capacidade para acomodar centenas de itens.

Assim que as encomendas se encontram alocadas, os ULDs são transportados para um veículo de carga e conduzidos até a pista de decolagem. Informação interessante: uma parcela desses veículos de carga, conhecidos tecnicamente como “tugs”, operam com energia elétrica, contribuindo para a diminuição do impacto das emissões provenientes das operações.

Um grupo localizado no hangar de estacionamento de aviões lida com os ULDs e emprega um ascensor robusto, alimentado por eletricidade, conhecido como K-loader, para içá-los ao compartimento de carga.

A partir desse ponto, os colaboradores direcionam-nos para a área correta da aeronave. Cada aeronave tem capacidade para acomodar de 12 a 39 ULDs, conforme seu porte.

Em um aeronave desocupada, pode-se observar as configurações de carga que facilitam o deslizamento das ULDs até o espaço correto na aeronave e asseguram a sua imobilidade durante o trajeto.

Uma estratégia distinta é necessária para assegurar que pacotes menores mantenham-se incólumes durante o trajeto. Tais objetos são acondicionados em sacos de grande porte e alocados na parte inferior da aeronave, no compartimento de carga inferior, de maneira similar ao transporte da sua bagagem verificada em um voo de transporte de pessoas.

O procedimento de embalagem envolve diversas fases para assegurar que as encomendas sejam carregadas no avião de forma segura.

Os colaboradores do Amazon Air Hub recebem uma formação intensiva sobre procedimentos para estar prontos para o dia inaugural. Sebacuzi exibiu uma porta de simulação que os colaboradores utilizam para aprimorar as técnicas de desembarque e embarque de uma aeronave. Esta plataforma de aprendizado é chamada de “O Barco à Vela”, devido à sua semelhança com uma vela de navio em tamanho grande.

Assim que o avião é preenchido com carga, os trabalhadores executam uma revisão de segurança criteriosa para assegurar que cada encomenda esteja preparada de forma segura para o percurso. A proteção é de suma importância.

Os colaboradores são submetidos a um exigente treinamento de segurança em sua incorporação e também possuem disponibilidade de uma estrutura de auxílio para assegurar que estejam aplicando todas as ações de segurança apropriadas para cada viagem. Se um colaborador identifica algo inapropriado durante seu controle de segurança, as operações param e a questão é tratada de imediato.

Assim que o avião obtém permissão para decolar, a equipe o impulsiona para trás utilizando um veículo extremamente robusto denominado trator pushback. Este trator tem a capacidade de elevar e movimentar impressionantes 250 toneladas com destreza.

Depois do afastamento, o comandante se organiza para o voo até o destino seguinte. Um time de gerenciamento de aviões observa atentamente as aeronaves para garantir a rastreabilidade de suas cargas durante todo o percurso aéreo.

Assim que a central de comandos fornece a autorização, o avião alça voo, transportando os pacotes a uma altitude de 35.000 pés e direcionando-os para a entrega aos clientes.

Dados fornecidos pela Amazon.