Comissaria

Postado em

- 1 min read

Turca multada por usar jato dos EUA para voo à Rússia

img of Turca multada por usar jato dos EUA para voo à Rússia

A firma de fretamento turca, Air Sapphire, recebeu uma multa de US$ 285.000 pelo Departamento de Comércio Americano, especificamente pelo Bureau de Indústria e Segurança (BIS). A razão da penalidade foi porque a empresa coordenou pelo menos dois voos fretados para a Rússia sem o devido consentimento de exportação.

No mês de outubro do ano de 2023, a companhia aérea Air Sapphire tornou-se proprietária de um Gulfstream GIV-SP, modelo TC-GLF (msn 1481), produzido nos Estados Unidos. Posterior a essa aquisição, realizou no mínimo duas viagens fretadas para a Rússia: a primeira em 13 de outubro de 2023, partindo do Aeroporto de Istambul-Atatürk com destino ao Aeroporto de Tyumen Roschino, e a segunda em 21 de janeiro de 2024, iniciando em Malé e terminando em um aeroporto localizado em Moscou.

Os dois voos charter foram executados para benefício de indivíduos russos (sendo que o cliente do voo de janeiro fez uso de um passaporte de Chipre), porém, o pagamento foi efetuado através de prestadores de serviço não-russos.

Reconhecendo a infração, a companhia da Turquia parcelou a penalidade financeira para ser quitada até o dia 29 de agosto de 2025.