Comissaria

Postado em

- 2 min read

Última sexta-feira vê 8 decolagens adicionais no Aeroporto Salgado Filho

img of Última sexta-feira vê 8 decolagens adicionais no Aeroporto Salgado Filho

A Força Aérea do Brasil (FAB) comunicou que, na última sexta-feira, 14 de junho, enviou controladores de tráfego aéreo para auxiliar na partida de mais oito pequenas aeronaves que estavam impedidas de sair dos hangares do Aeroporto Internacional Salgado Filho, localizado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

A paralisação das atividades aéreas no aeroporto da capital do Rio Grande do Sul, a partir das 17 horas de 03/06, seguindo os inundações ocorridas desde maio, resultou em um acúmulo de aviões que, atualmente, começam a ser liberados com a ajuda do Destacamento de Monitoramento do Espaço Aéreo de Canoas (DTCEA-CO), uma divisão do Departamento de Supervisão do Espaço Aéreo (DECEA).

O Capitão Luis Alberto Marquetti, responsável pela Seção de Operações do DTCEA-CO, afirmou que esta é a segunda missão do gênero em menos de sete dias. Ele destacou que “possuímos controladores do tráfego aéreo que são membros da Torre de Porto Alegre, estão familiarizados com a região e faziam suas operações aqui mesmo antes do encerramento do aeroporto”.

Além da equipe de trabalho, a ação também demandou a movimentação de dispositivos que asseguraram o lançamento seguro das aeronaves. “Assim, fomos capazes de fornecer o serviço de informação de voo do aeródromo, transmitindo permissões de plano de voo, informações climáticas e outros requisitos necessários para lançamentos em condições óticas de um aeródromo fornecido com esse serviço”, acrescentou.

No início da operação, que ocorreu em 08/06, houve a movimentação de mais oito aviões. Todos estes estavam impedidos de iniciar voo devido às inundações que impactaram o local do aeroporto, na metrópole do sul do país. Os voos têm permissões especiais da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Dados provenientes da Força Aérea Brasileira.