Comissaria

Postado em

- 2 min read

Unidade controladora de tráfego aéreo mais intenso do Brasil celebra 77 anos

img of Unidade controladora de tráfego aéreo mais intenso do Brasil celebra 77 anos

Nesta quinta-feira, 27 de junho, o Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE) celebra 77 anos de operações. Sua função é fornecer serviços de navegação aérea na área com o maior volume de tráfego aéreo do Brasil, a rota Rio-São Paulo.

Embora a esfera de operações seja restrita a somente 0,4% do espaço aéreo do Brasil, o CRCEA-SE é responsável por aproximadamente 30% de todo o movimento aéreo no território nacional. Ademais, este abrange seis dos aeroportos com maior fluxo de voos no Brasil: Congonhas, Guarulhos, Marte, Tom Jobim/Galeão, Santos Dumont e Jacarepaguá.

Para garantir o fluxo intenso e seguro de voos, a instalação possui aproximadamente 800 profissionais, incluindo militares e civis. Eles desempenham funções nos serviços de Gestão de Tráfego Aéreo, Informações de Voo, Dados Aeronáuticos, Meteorologia de Aviação, Telecomunicações de Aviação e Serviços de Navegação Aérea.

A Entidade assegura a coexistência segura de aeronaves e helicópteros na proximidade do aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Singular no planeta, o sistema HELICONTROL, criado pela Força Aérea Brasileira (FAB), através do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), representa uma opção para tornar possível o aumento constante de operações de helicópteros nessa seção do espaço aéreo.

No ano de 2019, o HELICONTROL administrou o tráfego de mais de 40 mil helicópteros, superando a atividade de muitos aeroportos de grande porte no Brasil. Equipado com sistemas tecnológicos avançados, o serviço trabalha em conjunto com a Torre de Controle de São Paulo para maximizar a eficiência do tráfego aéreo. O próximo desafio é incorporar de maneira segura novos veículos de decolagem e aterrissagem vertical (eVTOL) e drones ao convívio com os helicópteros e aviões já existentes, requerendo estudos constantes para assegurar uma operação fluida”, ressaltou o Líder do CRCEA-SE, Tenente-Coronel Fábio Lourenço Carneiro Barbosa.

Oficialmente estabelecido no dia 27 de junho de 1947, o CRCEA-SE passou por várias mudanças de nome e ajustes em sua área de atuação. No entanto, a sua tendência para ser pioneiro e inovador tecnologicamente nunca sofreu alterações. Como a fonte do serviço de radar na América do Sul, a entidade administra o fluxo aéreo mais maciço do país.

Dados fornecidos pelo DECEA.