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United aguarda certificação da Boeing para reintegrar 737 Max 10 à frota

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DUBAI, Emirados Árabes Unidos - A United Airlines decidiu deixar o Boeing 737 MAX 10 “em espera”, indefinidamente, até que a aeronave seja aprovada. Atualmente, a companhia está somente aceitando jatos 737 MAX 9, os quais não foram pedidos originalmente, mas sim provenientes do MAX 10 e modificados para o modelo menor que já está certificado e em operação.

Durante a Assembleia Geral Anual da IATA, em uma entrevista concedida ao AEROIN, Scott Kirby, o diretor executivo da United Airlines, esclareceu a relação atual da companhia com a Boeing.

Atualmente, não teríamos nenhuma remessa pendente da Boeing, com exceção da do 737 MAX 10, se não fossem os contratempos (questões de segurança, certificação e a pandemia). Era esperado que recebêssemos 6 aeronaves MAX 10 por mês, porém agora, estamos recebendo 6 do MAX 9 ao mês”, observou Kirby, sugerindo que o acúmulo (expedições pendentes) estaria essencialmente “liquidado”.

O administrador se recusou a estimar uma data para a certificação do MAX 10, mesmo com a Boeing tendo anunciado recentemente que a aeronave só estará disponível para o mercado em 2025.

”Não temos certeza de quando eles chegarão, por isso na United recomendamos que eles parassem a produção do 737 MAX 10 para nossa empresa, evitando assim a criação de qualquer nova aeronave até que o jato tenha certificação. Tenho esperanças de que ele seja certificado e, uma vez que isso aconteça, será um excelente avião”, finaliza o Diretor Executivo.