Comissaria

Postado em

- 1 min read

Uruguai adquire seis A-29 Super Tucano da Embraer

img of Uruguai adquire seis A-29 Super Tucano da Embraer

A aquisição de seis aviões A-29 Super Tucano, produzidos pela fabricante brasileira Embraer, foi anúnciada pelo governo uruguaio em uma tentativa de patrulhar e “salvaguardar” suas fronteiras. O Ministro da Defesa, Armando Castaingdebat, confirmou a compra de US$ 100 milhões, identificando o avião como uma aeronave leve de treinamento e ataque.

Conforme relatado pelo Infodefensa, o funcionário do governo comunicou que a aquisição segue os planos do governo de Luis Lacalle Pou para modernizar as várias forças militares da nação. Segundo Castaingdebat, a compra das seis aeronaves Tucano significará um divisor de águas na Força Aérea Uruguaia e na estratégia de proteção das fronteiras do Uruguai.

Também foi destacado que a aquisição de um “conjunto tecnológico de radares” está sob consideração. Além dos Tucano, o secretário confirmou a compra de um avião Emb-120 Brasilia, semelhante ao que já é propriedade da Força Aérea do Uruguai.

Identificado como uma aeronave produzida no Brasil originalmente para o traslado de passageiros a distâncias intermediárias e com grande rapidez, ele é comumente empregado no Uruguai para conduzir figuras públicas e auxiliar as embaixadas uruguaias em nações vizinhas. A seção posterior do novo avião Brasilia será modificada para atuar como “transporte de saúde”.