Comissaria

Postado em

- 2 min read

USS George Washington, repleto de aeronaves, atraca no Rio de Janeiro

img of USS George Washington, repleto de aeronaves, atraca no Rio de Janeiro

O porta-aviões nuclear da Marinha dos Estados Unidos, USS George Washington (CVN-73), aportou no Rio de Janeiro nesta segunda-feira (20).

A estadia no Brasil faz parte da prática Southern Seas 2024 executada pelas Forças Marítimas do Comando do Sul dos EUA/4ª Esquadra nos meses vindouros. Esta operação terá colaborações com especialistas e compromissos programados com Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Uruguai. Integrantes da Marinha brasileira farão parte da tripulação internacional a bordo do navio.

Durante o mesmo intervalo de tempo, a general Laura J. Richardson, representante das forças armadas dos Estados Unidos e líder do Comando Sul, marcará presença no Brasil, guiando as operações do navio-aeródromo e se reunindo com importantes personalidades e dirigentes do país. Na cidade de São Paulo, a mesma irá integrar um debate a respeito da participação feminina em missões de paz, defesa e segurança, sublinhando a relevância da inclusão e da diversidade para a segurança em âmbito mundial.

Celebrando duas centenas de anos de laços diplomáticos entre Brasil e Estados Unidos, a missão Southern Seas 2024 se apresenta como um reflexo da duradoura colaboração entre ambas as nações. O treinamento naval simboliza o comprometimento constante dos EUA e de seus países aliados em cooperar conjuntamente para a segurança comum, a paz e o crescimento regional.

O USS George Washington simboliza uma das potências marítimas americanas, atuando como base para demonstração de aeronaves de ponta, tais como os jatos Boeing F/A-18F Super Hornet e Lockheed Martin F-35C Lightning II. A inclusão do F-35C é particularmente notável, marcando a estreia de uma aeronave Stealth de 5ª geração nos céus brasileiros.

Informações interessantes acerca do USS George Washington:

A última visita do porta-aviões ao Brasil ocorreu em 2015, durante uma das edições passadas da operação Southern Seas.

É possível revisitar a entrada do CVN-73 no Rio de Janeiro, incluindo a exibição de várias aeronaves no deck principal, através da transmissão em tempo real do Aeroporto Santos Dumont feita pelo canal Aviation TV. Simplesmente retroceda o vídeo a seguir para as 14h48 no tempo local exibido na tela:

O AEROIN estará monitorando de perto todas as atividades ligadas à operação, e você tem a oportunidade de seguir em tempo real em nossas redes sociais, Twitter e Instagram.

Dados fornecidos pela Representação dos Estados Unidos em Brasília.