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Voo de aeronave nova do Pateta descarrila por preocupações de segurança

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Na terça-feira anterior, 4 de junho, a aeronave mais recente da Azul Linhas Aéreas, reconhecida pela ilustração do personagem Pateta e que iniciou suas atividades comerciais na segunda-feira, dia 2, teve que realizar um desvio em um dos seus voos.

O Airbus A320neo, registrado como PR-YSR, decolou às 03h33 da manhã do Aeroporto Internacional do Recife, localizado em Pernambuco, destinado ao voo AD-4716. No entanto, em vez de prosseguir até seu destino previsto, o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP), foi redirecionado para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

De acordo com as informações passadas a AEROIN por um passageiro, a equipe explicou que o desvio ocorreu devido a “questões de segurança”, embora não tenham sido dados mais detalhes. O viajante também mencionou que o sistema de entretenimento a bordo não estava funcionando, no entanto, isso poderia ser porque a aeronave acabou de ser incluída na frota, portanto, não se pode confirmar se isso tem ligação com a alteração na rota do voo.

A aterrissagem ocorreu de forma segura às 06h29 em Campinas. Em menos de 6 horas, o A320neo já retomou suas operações com a Azul, direcionado a Caxias do Sul (RS), sem registrar nenhuma nova alteração de rota até a presente quarta-feira.

Apesar de não ser viável fazer uma conexão, na data precedente, 3 de maio, um voo programado para ser executado pelo PR-YSR foi cancelado. Esse pouso aconteceu em Recife às 06h17 da manhã, e o voo previsto para decolar para Guarulhos (SP) às 08h35 não foi realizado. Apenas às 15h21, o Pateta voltou ao ar, porém, rumo a Goiânia (GO).

AEROIN se comunicou com a empresa para requisitar dados adicionais, e a mesma forneceu a nota a seguir:

A Azul comunica que, no dia anterior (4), devido a problemas técnicos, teve que reajustar o voo AD4716 (Recife-Congonhas) para ir para Campinas (SP).

O aterrissagem foi realizada com segurança e os passageiros saíram do avião sem problemas. A empresa ressalta que todos os passageiros foram completamente assistidos, conforme estipulado pela Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e continuaram sua jornada por terra até o local de destino.

A Azul pede desculpas por qualquer inconveniente causado aos seus clientes e enfatiza que medidas como esta são imprescindíveis para assegurar a segurança de suas operações.