Comissaria

Postado em

- 2 min read

Voo desviado por emergência infantil em Macapá, bebê não sobrevive

img of Voo desviado por emergência infantil em Macapá, bebê não sobrevive

Lamentavelmente, uma criança de 17 meses sucumbiu e perdeu a vida na data passada, sexta-feira, 12 de julho, em decorrência de um engasgo enquanto era amamentada durante um voo comercial em uma aeronave.

O incidente ocorreu no voo 4861 da Azul Linhas Aéreas, originário do Aeroporto de Manaus, no Amazonas, às 22h05, com destino ao Aeroporto de Belém, no Pará. Depois de aproximadamente 1 hora e 15 minutos do início da viagem, os pilotos do Airbus A320neo começaram um curso de emergência para o Aeroporto de Macapá, no Amapá, o mais próximo ao local onde se encontravam naquele instante, a fim de preservar a vida do recém-nascido.

Conforme relatado pela Azul, o menor foi prontamente assistido pela equipe de bordo e por um bombeiro presente no avião, sendo posteriormente acolhido por um time de profissionais da saúde que o aguardava na chegada a Macapá.

A companhia Norte da Amazônia Airports (NOA), responsável pela administração do aeroporto, comunicou que o avião em situação de emergência médica aterrissou às 00h20 da sexta-feira. A equipe de bombeiros da NOA proporcionou os primeiros socorros, até a chegada dos bombeiros militares. Estes, por sua vez, chegaram para auxiliar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

No entanto, conforme a Secretaria de Saúde do Estado do Amapá (Sesa), o paciente já estava sem vida quando o Samu o transportou para o Pronto Atendimento Infantil. A morte foi causada por broncoaspiração, isto é, a presença de um corpo estranho nas vias respiratórias.