Comissaria

Postado em

- 3 min read

Voos do Paraná entregam auxílio veterinário e serviços na RS

img of Voos do Paraná entregam auxílio veterinário e serviços na RS

Os aviões da Força Militar do Paraná têm desempenhado um papel fundamental no auxílio à comunidade do Rio Grande do Sul recentemente. Na manhã de terça-feira (7), a coordenação e veterinários da Defesa Civil do Paraná foram enviados para a cidade de Santa Cruz do Sul para intensificar o suporte às vítimas. Enquanto isso, à tarde, instrumentos de internet por satélite foram encaminhados para Canoas para reestabelecer a conexão das equipes.

O voo faz parte de um conjunto de ações incluídas no projeto SOS RS, que está sob a coordenação do escritório da primeira-dama, Luciana Saito Massa, e da Coordenadoria Estadual de Proteção Civil do Paraná. No passado domingo (5), a aeronave da Casa Militar já havia transportado oito pacotes de nutrição parenteral (NPT), uma fórmula alimentar especial no formato de soro, destinada a três crianças hospitalizadas em Santa Maria, e outra na cidade de Santiago.

Os indivíduos que foram conduzidos desta vez foram o gerente estadual da Defesa Civil, Fernando Schunig, e o líder da Divisão de Administração de Riscos da entidade estadual, major Daniel Lorenzetto. Ambos viajaram para o Rio Grande do Sul com o objetivo de monitorar as ações operacionais dos colaboradores do Paraná ali presentes e para coordenar a cooperação com a Defesa Civil local.

Adicionalmente aos coordenadores, o novo grupo inclui três veterinários que são parte integrante da Defesa Civil do Estado. Eles terão a responsabilidade de prestar assistência médica aos animais que estão a ser salvos de residências impactadas pelas cheias.

Durante a tarde, a equipe da Casa Militar, juntamente com dois peritos em conexão de internet por satélite, desembarcam em Canoas. Essa cidade, que abriga o aeroporto em funcionamento mais perto de Porto Alegre, é o ponto de chegada deles.

De acordo com o líder da Casa Militar, Tenente-Coronel Marcos Tordoro, o plano é instalar os dispositivos no Centro de Gerenciamento de Crises da principal cidade gaúcha para restabelecer a comunicação da equipe com o restante do país. “O Governo Estadual está utilizando todos os recursos da Casa Militar para assistir a população do Rio Grande do Sul em várias áreas. Além dos colaboradores e dispositivos, estamos enviando novos suprimentos de nutrição parenteral para Santa Maria, para facultar às famílias que necessitam urgentemente desse material”, afirmou.

Os aviões da Casa Militar agregam ao envio de mais de 190 toneladas de doações já realizadas ao Rio Grande do Sul - aproximadamente outras 300 toneladas estão sendo organizadas pela Defesa Civil. Além disso, os batalhões do Corpo de Bombeiros Militar em todo o Paraná continuam aceitando contribuições.

A assistência humanitária também abrange cinco veículos de transporte de água da Sanepar para auxiliar no fornecimento de água, bem como 32 oficiais de polícia, oito carros de patrulha, um barco e um helicóptero da Polícia Militar para implementação de ações de segurança visível.