Comissaria

Postado em

- 1 min read

Anac atualiza sobre assistência aérea humanitária ao Rio Grande do Sul

img of Anac atualiza sobre assistência aérea humanitária ao Rio Grande do Sul

Em apoio à comunidade afetada por intensas precipitações no Rio Grande do Sul, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) respalda as atividades de assistência humanitária ao estado através de transporte aéreo. Operadores particulares, agrícolas e de serviço aéreo de táxi têm permissão para ajudar no transporte de equipes e suprimentos, contanto que a ação seja realizada sem compensação financeira ou pagamento ao operador.

O procedimento deve ser realizado de acordo com as diretrizes do Código Brasileiro de Regulação da Aviação Civil (RBAC) nº 91 e, caso haja necessidade de transportar pacientes doentes, sugere-se seguir, quando aplicável, a Orientação Suplementar (IS) nº 135-005 como um guia de referência.

Indivíduos dispostos a voluntariar-se devem fazer ligação com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul.

Ações aéreas com fins de assistência humanitária ao RS só serão permitidas se conduzidas por operadores voluntários que organizem suas ações em colaboração com a Defesa Civil do Estado do RS. Uma mensagem deve ser enviada ao recém-divulgado contato de WhatsApp do órgão (51 9 8402-7396) contendo as informações subsequentes: