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ANAC concede primeira licença nacional ao drone XMobots Nauru 500C ISR no Brasil

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A empresa nacional Xmobots anuncia que um marco inédito para a indústria de aeronaves controladas à distância (RPA) ocorreu - a Agência Nacional de Aeronáutica Civil (ANAC) concedeu a primeira permissão oficial para voo noturno de um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT), no dia 30 de maio.

O Nauru 500C ISR, um drone projetado para tarefas que demandam vigilância de vídeo em tempo real - característica habitual em operações de inteligência, monitoramento e detecção, obteve autorização para realizar, ao longo do turno noturno, operações com abrangência de até 60 km em voo BVLOS (acrônimo em inglês para Beyond Visual Line Of Sight) e mais de 400 ft AGL (400 pés acima do nível do solo). Este é o primeiro projeto do tipo a ser liberado no Brasil.

A aeronave, criada pela Xmobots, a principal companhia de drones da América Latina e a sexta mais relevante globalmente, agora tem potencial para ampliar ainda mais seu impacto e eficiência operacional, graças a este certificado.

A ruptura de obstáculos amplia as possibilidades no aprimoramento de sistemas de aeronaves dirigidas à distância da empresa.

”Novamente, lideramos na obtenção dessa certificação, sendo a pioneira a conseguir autorização para esse projeto. Isso evidencia nosso empenho junto ao mercado e em manter-nos sempre em dia em termos das principais tecnologias disponíveis. Seguiremos ampliando o âmbito de autoridade de nossas tecnologias para missões progressivamente mais significativas”, salientou o fundador e CEO, Giovani Amianti.

Como resultado direto da certificação, os usuários dos setores de Defesa e Segurança Públicas e Privadas poderão realizar operações de forma mais eficaz na identificação de atividades ilegais e na supervisão de recursos durante a noite, um tempo visto como crucial.

Em relação ao setor agroindustrial, a aprovação facilitará o monitoramento em tempo real de incêndios florestais, um avanço significativo para a indústria, além de outras funcionalidades.

A Agência Nacional de Aviação Civil exige que sejam cumpridos diversos critérios, como a demonstração de um desempenho apropriado do sistema de luzes, navegação e anticolisão em várias circunstâncias de voo, abarcando situações de emergência ou medidas de proteção em eventuais ocorrências de pane. O relatório técnico oficial da mesma agência indica que o drone Nauru 500C ISR “cumpre as exigências do Regulamento Aeronáutico Especial do Brasil”.

A partir de 2022, essa aeronave já tinha permissão de projeto da agência para voar acima de 400 ft AGL e BVLOS até 60 Km, contudo, para essa recente aprovação com ampliação do escopo operacional, era imprescindível uma atualização.

Realizamos uma alteração no planejamento já sancionado pela ANAC, resultando em uma atualização na “Design Authorization Data Sheet” (DADS), que torna possível voos noturnos graças à inclusão do sistema de luzes de navegação. Portanto, cada número serial que sofrer essa modificação receberá uma nova edição de um Certificado de Aeronavegabilidade Especial de RPA (CAER), o qual simboliza a aderência à nova configuração do projeto aprovado”, elucidou o Especialista em Certificação de Produto da Xmobots, Décio Gomes Palhas Jr.

Atualmente, a ANAC é vista como uma das maiores autoridades globais em certificação aeronáutica. “Desfrutamos de um excelente relacionamento com o objetivo de desenvolver o setor de drones no Brasil”, destacou o diretor executivo Amianti.

A autorização para voos noturnos do drone foi alcançada após uma série de experimentos. Os testes replicaram as circunstâncias reais para operação. A intenção era preservar a visibilidade do aparelho em situações BVLOS, superiores a 400 pés AGL.

Décio Gomes Palhas Jr. enfatizou que o foco principal era ajustar o sistema de navegação para manter o piloto devidamente ciente de sua situação durante as operações noturnas. Além disso, foram realizados testes relacionados à visibilidade do equipamento, incluindo a capacidade de percepção entre o piloto remoto e o drone, bem como avaliações para determinar se uma aeronave tripulada poderia inadvertidamente invadir um espaço aéreo restrito.

Dados referentes à Xmobots.