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Anac determina inspeção urgente do trem de pouso no Embraer E170

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Como reação a um incidente recente com um avião Embraer E170, onde o sinal indicava que o trem de pouso não estava fixo durante a preparação para o aterrisso, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) liberou uma orientação imediata para que os responsáveis pelas aeronaves Embraer E170 e E175 da série E1 inspecionem as montagens dos suportes no trem de pouso principal.

Apesar do episódio não ter resultado em danos significativos, a ANAC informou que a investigação concluiu que poderia haver um erro na configuração do suporte do mecanismo de bloqueio do trem principal decorrente da aplicação de uma porca específica durante a troca do suporte. A ausência desta porca de travamento poderia provocar a desligamento do suporte e a potencial retração não ordenada do trem de aterrissagem.

A orientação da ANAC, divulgada em 21 de maio, orienta os operadores a realizar uma inspeção na montagem do suporte e da porca de segurança dentro dos próximos 50 ciclos. Exige ainda a troca de algumas porcas específicas, caso estejam em uso, conforme um comunicado de serviço da Embraer, publicado em 18 de maio.

A ANAC não disponibilizou informações específicas sobre o ocorrido que desencadeou as checagens e também não confirmou se estava relacionado a um incidente em Toulouse no dia 11 de maio. Nesse incidente, a Autoridade de Investigação Francesa BEA relatou que a equipe de voo de um E170 da Hop, chegando de Paris Charles de Gaulle, recebeu um sinal de que o trem de pouso principal esquerdo estava destravado durante a aproximação final.