Comissaria

Postado em

- 1 min read

Anac permite auxílio humanitário aéreo privado ao Rio Grande do Sul

img of Anac permite auxílio humanitário aéreo privado ao Rio Grande do Sul

A Autoridade Nacional de Aeronáutica Civil (ANAC) comunicou, na última sexta-feira (3), que se une em solidariedade às vítimas e seus parentes dos recentes e tristes acontecimentos ocorridos no Rio Grande do Sul, devido às chuvas intensas, e encoraja operadores privados a demonstrarem seu apoio prestando assistência humanitária à área.

De acordo com a ANAC, operadores sem permissão para prestar serviços de voo podem ajudar no transporte de pessoal e suprimentos, contanto que a ação seja realizada sem qualquer forma de compensação ou pagamento ao operador de aeronaves.

A ação deve ser realizada de acordo com as normas estabelecidas pelo Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) nº 91 e, caso seja necessário o transporte de pacientes, sugere-se que se utilize, quando aplicável, a Instrução Suplementar (IS) nº 135-005 como guia.

A Organização ressalta que apenas profissionais voluntários podem realizar missões aéreas de auxílio humanitário para o RS, desde que estas sejam coordenadas juntamente com a Defesa Civil do estado do RS. Para tal, é pedido que entrem em contato através do e-mail bav@bm.rs.gov.br ou pelos números de telefone (51) 98455-8880 e (51) 98501-6552 para o devido alinhamento e coordenação.

Dados fornecidos pela ANAC

Descubra mais: