Comissaria

Postado em

- 2 min read

Atraso na entrega do novo Air Force One Jumbo da Boeing

img of Atraso na entrega do novo Air Force One Jumbo da Boeing

O processo de atualização da coleção presidencial de aviões dos Estados Unidos encontrou outro obstáculo com a Boeing, que agora só fará a entrega dos novos Jumbos em 2026.

Os aviões Boeing 747-8I, que estão passando por conversão nos Estados Unidos, originalmente foram destinados para a empresa aérea russa, Transaero. No entanto, a companhia declarou falência antes do término da entrega, e como resultado, os Jumbos foram adquiridos pela Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) para se tornarem os futuros Air Force One.

Originalmente, a previsão era de que as aeronaves seriam entregues em 2024, porém, foi alterada para 2025. Atualmente, a estimativa para o voo inaugural se dá em março de 2026, conforme relatado por autoridades da USAF ao site Breaking Defense.

Isso resulta na previsão de recebimento do primeiro 747-8i reestruturado e renomeado como VC-25B apenas em setembro de 2026, sendo a entrega do segundo exemplar do modelo prevista apenas para 2027. Relatos indicam que o maior retardamento, além de dificuldades enfrentadas na cadeia de produção e gestão da própria Boeing, deve-se ao tempo adicional necessário para integrar os sistemas adicionais de segurança e comunicação.

Como o veículo aéreo responsável por transportar o chefe de estado mais influente do planeta, é equipado com múltiplos sistemas que asseguram a proteção deste importante indivíduo, além de funcionar como estação de comando móvel.

Assim sendo, até o ano de 2027, a principal responsabilidade de transportar o líder dos Estados Unidos continuará nas mãos do Boeing 747-200 (VC-25A), que até então terá alcançado 37 anos de dedicados serviços para a Presidência Americana.