Comissaria

Postado em

- 2 min read

Nasa encerra 37 anos de missões do DC-8 com voo rasante hoje

img of Nasa encerra 37 anos de missões do DC-8 com voo rasante hoje

A NASA comunica que seu avião de estudos aerotransportados, o DC-8, realizará um voo a baixa altitude neste dia 15 de maio, passando por Pocatello, Idaho e áreas próximas, durante sua última trajetória, partindo do Centro de Pesquisa de Voo Armstrong da NASA em Edwards, Califórnia, até a Universidade Estadual de Idaho.

Depois de 37 anos de exitosas missões científicas aéreas, o avião DC-8-72 com registro N817NA está se retirando. A aeronave será empregada na Idaho State University, onde será utilizada para capacitar os próximos técnicos de aviação, proporcionando experiência real no Programa de Tecnologia de Manutenção de Aeronaves da instituição.

Os habitantes das regiões notarão e escutarão o avião em seu trajeto para a sua última e permanente moradia, entre as 14h00 e 14h30, de acordo com o fuso horário local (17h00 e 17h30, conforme o horário de Brasília) na data de quarta-feira, 15 de maio.

A NASA enfatiza que todas as suas operações de sobrevoo ocorrem em um nível de altitude seguro, evitando qualquer dano às pessoas, à fauna ou a estruturas físicas, e adverte que as aeronaves a jato produzem ruídos intensos, sendo assim, indivíduos com sensibilidade a sons elevados devem prestar atenção ao cronograma do sobrevoo.

A NASA convida a todos para monitorar a rota de voo do DC-8 em tempo real por meio do site airbornescience.nasa.gov/tracker/#!/status/list. Além disso, é possível acompanhar o percurso do jato, enquanto ele está no ar, através da plataforma RadarBox, acessando o seguinte link ou visualizando a tela subsequente:

O N817NA da NASA, um avião Douglas DC-8, é gerenciado pelo Armstrong Flight Research Center da NASA situado na Califórnia. Desde 1970, este avião vem sendo utilizado, equipado com diversos instrumentos científicos, para realizar pesquisas aéreas nos campos de ciências atmosféricas, astronomia e geociências.

O avião é reputado pela sua habilidade de alcançar altitudes elevadas e distâncias extensas, tornando-o perfeito para conduzir estudos em um nível mundial. Para além dos seus potenciais de pesquisa, o DC-8 era comumente empregado na experimentação de novos sistemas e tecnologias de voo, assim como na prestação de suporte a outras operações da NASA.

O N817NA teve um papel fundamental no progresso do conhecimento científico em diversas áreas, tornando-se um recurso valioso para as iniciativas de pesquisa da NASA.

Dados proporcionados pela NASA.