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NTSB propõe que Boeing e Airbus criem sistema anti-colisão em pistas

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A recomendação do Órgão Americano de Segurança em Transportes (NTSB) é que a Airbus e a Boeing devem elaborar um sistema avançado de segurança para a cabine do piloto. Este sistema deve avisar os pilotos se estiverem se aproximando de uma pista onde outra aeronave esteja se preparando para decolagem ou aterrissagem.

Conforme relatado pelo Paddle Your Own Kanoo, essa sugestão foi proposta pela entidade governamental no contexto do relatório final relacionado a um quase-desastre envolvendo um avião Boeing 777-300 da American Airlines. O incidente aconteceu quando o avião inadvertidamente adentrou uma pista em uso, onde um Boeing 737-900 da Delta Air Lines estava iniciando a aceleração para decolagem, no Aeroporto Internacional John F. Kennedy (JFK), em Nova York, no dia 13 de janeiro de 2023.

Os pesquisadores concluíram que a confusão dos pilotos do voo AA106 da American Airlines ocorreu devido à realização de várias atividades simultâneas enquanto manobravam pela intrincada rede de pistas de táxi no aeroporto.

Apesar do JFK já contar com dois mecanismos de proteção avançados para prevenir tais ocorrências, um destes mecanismos, chamado de sistema de iluminação de status da pista, provou ser inútil nesta situação.

A configuração de iluminação abrange uma sequência de luzes integradas ao pavimento nos cruzamentos da pista, as quais acendem em vermelho para sinalizar aos pilotos que não entrem na pista caso haja outra aeronave presente. Contudo, durante este episódio, as luzes só trocaram para a cor vermelha após a ponta do avião da American Airlines ter ultrapassado a fronteira, indicando que os pilotos não tinham condições de visualizá-las.

No instante atual, os aviadores não possuíam nenhum outro mecanismo de proteção automatizado para notificá-los da aeronave que se aproximava com velocidade. Eles tiveram que depender exclusivamente da visão, algo que foi prejudicado pelo breu da noite e pela profusão de luzes cintilantes na pista.

Afortunadamente, um mecanismo de aviso na torre de comando identificou o risco eminente, possibilitando ao controlador de vôo alertar os tripulantes da aeronave da Delta Air Lines, que efetuaram uma parada de urgência na pista.

Além de outras sugestões de proteção, a NTSB pediu à Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) que colaborasse com produtores de aviões e programadores de software, para desenvolver um sistema de cockpit que forneça notificações auditivas e visuais às tripulações aéreas sobre o tráfego em uma pista ou faixa de táxi e o tráfego que está chegando para aterrissar.

O NTSB também sugeriu à FAA que qualquer inovação tecnológica seja aplicada em todas as aeronaves comerciais, e não apenas nas mais recentemente produzidas. Ademais, solicitaram uma avaliação do Sistema de Indicadores Luminosos de Pista, com o propósito de aprimorar sua eficiência, e um incremento expressivo na duração de registro dos Registros de Voz da Cabine de Pilotagem, cujo tempo máximo, no momento, é de somente duas horas.

A orientação acerca do gravador de voz da cabine pilotagem foi reforçada pois o avião da American Airlines teve permissão para seguir a partida planejada para o aeroporto de Londres Heathrow, o que causou a eliminação dos dados de voz relacionados ao incidente.